18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Numa atividade promovida pelo Município de Peniche - O concelho de Peniche recebe a Tocha da Liberdade no dia 1 de fevereiro

No próximo dia 1 de fevereiro o concelho de Peniche irá receber o projeto internacional "Tocha da Liberdade", desenvolvido pela Federação Internacional de Resistentes, e que pretende assinalar o 70º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial.

 

Trata-se de um projeto que desde o ano passado tem percorrido diversos países europeus, evocando a defesa da Liberdade e dos Direitos Humanos, e que durante a primeira quinzena de fevereiro estará em Portugal, sendo a cidade de Peniche o primeiro local a receber a Tocha na sua digressão nacional, numa atividade coordenada pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

 

Associado a esta importante iniciativa, o Município de Peniche irá promover um programa temático, aberto à participação da comunidade, centrado em várias iniciativas de natureza cultural e desportiva. Este programa terá o seu início no dia 30 de janeiro (6ª feira), pelas 21h30, com a realização na Escola Secundária de Peniche de uma sessão de "A Poesia anda por aí", intitulada “Um roteiro poético pelo Modernismo”, num itinerário que abordará os poetas da revista Orpheu (que este ano assinala o centenário da sua criação), casos de Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, terminando no neorrealismo português e na poesia de Alves Redol ou Fernando Namora. 

 

No dia 1 de fevereiro, pelas 10h30, tem lugar a chegada da Tocha da Liberdade à Fortaleza de Peniche. Segue-se, pelas 11h00, a abertura das exposições "70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e da vitória sobre o nazi-fascismo", da URAP, e "Auschwitz: o silêncio e o olhar", mostra fotográfica de Carlos Inácio sobre o infame campo de concentração nazi, ambas patentes ao público no espaço da Fortaleza até 5 de abril.

 

Já da parte da tarde, pelas 14h30, tem início a volta ao concelho da Tocha da Liberdade, numa estafeta que contará com a participação de várias associações desportivas do concelho: Berlengas Bike Team, Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel, Vespas Clube do Oeste, e Trilhos D’El Rei – Serrana - Associação Desportiva, Cultural e Recreativa – Serra D’El Rei. Com partida junto à Fortaleza de Peniche, esta estafeta tem passagem prevista pelos seguintes locais:

 

  • 15h30 - Largo da Capela de N.ª Sr.ª da Guia, na Vila de Ferrel.
  • 16h30 - Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, na Vila de Atouguia da Baleia.
  • 17h30 - Largo junto à Associação Serrana, na Vila de Serra D´El-Rei.
  •  

Durante a passagem da Tocha da Liberdade por Atouguia da Baleia será inaugurada no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia a Exposição "Ao truár de artelharia: Memórias das Guerras do século XX no concelho de Peniche".


 

Este programa, de entrada livre, é organizado pelo Município de Peniche em parceria com a União de Resistentes Antifascistas e a Federação Internacional de Resistentes.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 13:27:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...