13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Trienal no Alentejo apresenta obra escultórica de Ricardo Calero

Integrada na sua programação de 2014, a Trienal no Alentejo apresenta Espaço de Pensamentos, obra escultórica de Ricardo Calero, a inaugurar dia 11 de Julho na Praça do Sertório, em Évora, pelas 22 horas.

 

Esta instalação transumante é inspirada nas chaminés alentejanas e resulta de uma residência realizada na Primavera de 2013 por este artista espanhol radicado em Saragoça, com passagens por Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Nisa e Beja. Calero pretendeu criar um espaço que sirva, igualmente, para a reflexão, o debate e o diálogo, permitindo encontros cara-a-cara do público com historiadores, artistas, críticos e habitantes do lugar.

 

As obras de Ricardo Calero remetem habitualmente para uma relação entre natureza interior e natureza exterior. Com este projeto para a TnA, o artista pretendeu homenagear a arquitetura popular e as suas realizações em termos de integração paisagística e, na tradição vitruviana, o recurso aos materiais do próprio território para a edificação, tipificando o que é preconizado hoje em termos da busca pela sustentabilidade.

 

A instalação Espaço de Pensamentos estará patente até ao início de Outubro numa das praças eborenses mais emblemáticas e de maior carga simbólica no centro desta cidade, capital histórica da região.

 

 

Sobre Ricardo Calero

 

Ricardo Calero estudou na Faculdade de Belas Artes em Saragoça e em 1976 começa a expor os seus trabalhos, vindo a tornar-se uma personalidade muito ativa na cultura de Saragoça, onde fundou e dirigiu a Galeria Caligrama (1982).

 

Ao longo da sua carreira, teve em exposições, instalações e intervenções em museus, galerias e espaços públicos em algumas das principais cidades da Europa, América do Norte e Canadá.

 

Nos últimos 10 anos esteve presente em: Bad Homburg, Alemanha, com Kleinen Format, Galería Scheffel (2012 e 2010); Montreal, Canadá, com Ricardo Calero. Disparates, Université de Montreal (2009); Washington DC, Estados Unidos, com Continuity of an unfinished Project, Museum Katzen A. U. (2008); Veneza, Itália, com Disparates, continuidad de un proyecto inacabado, Museo Nacional Villa Pisani (2007); Roma, Itália, com Disparates, Goya – Calero, Academia de España (2007); Bad Homburg, Alemanha, com Grabar el sentir, Galería Scheffel (2007); Genebra, Suiça, com Soif de Lumière, Galería Calart (2002), entre outros.

 

Animação

Dentro da filosofia da TnA, que visa o estabelecimento de parcerias com entidades locais e a articulação programática com agentes e equipamentos culturais da região, Espaço de Pensamentos promoverá um conjunto de encontros à volta de arte contemporânea, cultura, paisagem e Alentejo, onde serão convidados arquitetos, historiadores, sociólogos, designers e críticos, mas também agricultores, viticultores e chefs, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal e a Universidade de Évora.

 

O evento inaugural no dia 11 de Julho incluirá uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Arte no Espaço Público”, com a participação do artista Ricardo Calero, do compositor Amílcar Vasques Dias, da atriz Rosário Gonzaga e do Vereador da Cultura de Évora, Eduardo Luciano, que abrirá a temporada de animação de verão de “Évora Imaterial – território de encontros”, promovida pela autarquia.

 

Para além das sessões de debate, Espaço de Pensamentos prolonga-se para além da estação estival com a itinerância desta instalação pelo território alentejano (em locais a definir) e de uma exposição, de fotografia e esboços do artista, prevista para Évora até final do ano.

 

Sobre a Trienal no Alentejo

 

A Trienal no Alentejo é organizada e promovida pela Aspas e Parênteses – Associação, em conjunto com diferentes entidades regionais, nacionais e internacionais. Esta iniciativa tem por objetivo dotar o Alentejo de um evento de projeção global através da produção e instalação de trabalhos de artistas contemporâneos de renome internacional, promovendo os fatores únicos da região. Com um conceito pioneiro ao articular arte e gastronomia, realçando a dimensão autoral dos dois universos, visa impulsionar a região enquanto destino turístico e solar de produtos de qualidade, mas igualmente todos os demais aspetos culturais ligados ao património e imaginário alentejano.

 

A Trienal no Alentejo conta, entre outros, com o Alto Patrocínio da Presidência da República, a parceria institucional com a Assembleia da República, a CCDR e a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o apoio financeiro do programa do INAlentejo. Este projeto, pela sua magnitude e pioneirismo, envolve ainda a articulação com um conjunto de parceiros nacionais como o AICEP, regionais como a Universidade de Évora ou locais como as diversas autarquias, para além dos produtores e outros agentes e entidades.

 

Para Espaço de Pensamentos, a TnA conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora, Embaixada de Espanha em Portugal e da LISNAVE – Estaleiros Navais, S. A..

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 24 de junho de 2019 – 18:24:02

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...