13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

49ª edição do Festival de Sintra dedicada ao Romantismo

Esta edição do Festival de Sintra é marcada pelo Romantismo e pela presença de vários e importantes músicos mundiais e nacionais nas quintas, parques e palácios do concelho. Será palco também de uma homenagem a José Vianna da Motta, pianista e compositor do início do século XX amplamente reconhecido no estrangeiro.

 

Quase a atingir a 50ª edição, o Festival de Sintra, a par de intérpretes de nível mundial, foi um dos grandes beneficiários do mecenato da Marquesa do Cadaval.

 

A Marquesa do Cadaval, Olga Nicolis di Robilant, nasceu em Turim em 1900 e é descende de uma antiga família da mais alta aristocracia europeia, profundamente envolvida no mecenato e no mundo musical.

 

Entre os seus mais ilustres antepassados figuram não só Catarina da Rússia, mas também Frederico II da Prússia, o rei alemão – ele mesmo um bom músico, amigo de Johan Sebastian Bach e patrocinador de Carl Philip Emmanuel Bach que para ele trabalhou em Sans-Souci.

 

Foi presidente da Sociedade de Concertos –fundada por José Vianna da Motta em 1917 – tendo introduzido mudanças profundas, cuja principal consequência foi a presença regular em Lisboa dos mais extraordinários artistas, da maior fama mundial, em concertos inesquecíveis.

 

O seu nome tem de ser obrigatoriamente referido quanto ao mecenato que exerceu em relação a jovens e talentosos artistas que, mais tarde, se tornaram tão conhecidos e famosos mundialmente como Nelson Freire, Roberto Szidon, Martha Argerich, Jacqueline Dupré, Daniel Barenboim e muitos outros. Benjamin Britten, grande compositor britânico foi também um dos seus protégés, que em sua honra compôs, em 1964, a parábola religiosa Curlew River.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de julho de 2019 – 07:03:53

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...