18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Bienal de Artes Plásticas e Street Art na Festa do Avante! Arte é factor de emancipação e libertação

Em ano de Bienal há, por parte de muitos dos visitantes da Festa do Avante!, um renovado interesse pela visita ao espaço das Artes Plásticas, onde é possível conhecer o que de melhor fazem alguns dos artistas portugueses, novos e consagrados. Este ano, a arte de rua marcará também uma forte presença, que reconhece assim esta forma de expressão artística que não tem parado de crescer e de se afirmar nos últimos anos. A visita ao espaço das Artes Plásticas é simplesmente obrigatória.

 

Dar oportunidade aos milhares de pessoas que visitam a Festa do Avante! de ter um conhecimento mais próximo da qualidade dos nossos artistas, nomeadamente ao nível da pintura e da escultura, são inquestionavelmente duas das mais notáveis virtudes da Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante! que já se realiza há 19 anos.

 

Uma imensa galeria A Bienal contará este ano com cerca de setenta participantes e mais de oitenta obras em exposição, em particular nas áreas da pintura e da escultura, sendo de sublinhar a presença dos artistas convidados, Acácio Carvalho, Agostinho Santos, Armando Alves, Evelina Oliveira, Cabral Pinto, Filipe Rodrigues, Henrique do Vale, Henrique Silva, Jaime Silva, João Vasco Paiva, Jorge Pé-Curto, José Rosinhas, Manuela Bronze e Margarida Leão.

 

Uma exposição que, fruto de uma larga participação no concurso da Bienal, que terminou em Junho, levou à selecção de artistas de norte a sul do País, incluindo de Espanha e do Brasil.

 

Arte de rua na Festa

 

Dizia o maestro, compositor e militante comunista Fernando Lopes-Graça que «a arte não é adorno da boa sociedade, mas expressão fremente da vida».

 

Se isto é verdade para qualquer expressão artística (da música clássica à escultura, passando pela pintura e fotografia), por mais erudita que seja a forma como é apresentada, sê-lo-á porventura ainda mais para aquela arte que nasceu nas ruas, a chamada Street Art (arte de rua) – de que o grafiti é a mais famosa expressão, mas não a única.

 

Este ano, o espaço das Artes Plásticas da Festa do Avante! tem uma parte dedicada precisamente à Street Art, mostrando trabalhos de alguns dos protagonistas nacionais destas lides: André «Trafic» Silva, Gordo Letters, Mojojojo, Ricardo Romero/Projecto Matilha e Sen.

 

A mostra permitirá aos visitantes da Festa conhecerem o talento destes artistas, as suas diferentes expressões e assistirem a intervenções no interior e no exterior do espaço das Artes Plásticas.

 

O espaço das Artes Plásticas da Festa do Avante!,reafirma a arte como factor de emancipação e libertação, e constitui um importante contributo para a democratização da arte e da cultura – não só pela quantidade de pessoas que podem tomar contacto com largas dezenas de obras de arte de diferentes autores e disciplinas, como pelo que significa de estímulo à própria produção e criação artística, pela oportunidade que dá aos criadores de mostrarem o seu trabalho a um público muito vasto.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:07:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...