18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Município de Peniche assinala 32º aniversário do Museu Municipal no Dia Internacional dos Museus

 

No próximo dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, celebra-se o 32º aniversário do Museu Municipal de Peniche. Para assinalar esta efeméride, o Município de Peniche convida todos os interessados a participarem nas visitas guiadas a este espaço museológico que vão decorrer às 10h30 e às 16h00 desse dia.

 

Sito na Fortaleza de Peniche, o Museu Municipal apresenta uma dupla vertente: por um lado, expõe as coleções de arqueologia, história e etnografia locais, sobretudo na sua feição marítima; por outro, permite a visitação de espaços musealizados relativos à antiga prisão política e à Resistência antifascista. Os visitantes são convidados a conhecer a Fortaleza de Peniche, enquanto importante documento de uma diacronia histórica de índole local e nacional.

 

Em 1977, o ICOM criou o Dia Internacional dos Museus, com o objetivo de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Município de Peniche associa-se, anualmente, a esta celebração, em 2016 sob a temática “Museus e Paisagens Culturais”.

 

Reconhecendo a importância do papel social e cultural que os Museus detêm, o Município de Peniche tem vindo a desenvolver a Rede Museológica do Concelho de Peniche, projeto estratégico aprovado em 2009 que visa a qualificação, estudo, preservação e divulgação do Património Cultural concelhio. Esta é atualmente composta por dois polos museológicos: o Museu Municipal de Peniche (inaugurado a 18 de maio de 1984) e o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (inaugurado a 17 de março de 2012). Em 2016, esta rede irá crescer com a abertura do Museu da Renda de Bilros de Peniche, situado junto à Igreja de S. Pedro, na cidade de Peniche, no antigo edifício António da Conceição Bento.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 06:43:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...