14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Igreja de N.ª Sr.ª da Ajuda recebe concerto de música antiga

 

 

Integrado no programa evocativo dos 500 anos da criação da Freguesia de Peniche terá lugar na Igreja de N.ª Sr.ª da Ajuda, no próximo dia 12 de dezembro, pelas 21h30, o concerto de música de época "Cantus Manuelinus”, pela Associação Vox Angelis.

 

Tendo como mote a criação da freguesia de Santa Maria da Ajuda de Peniche, em 12 de dezembro de 1516, jurisdição de natureza religiosa que está na base da atual Freguesia de Peniche, será interpretado um amplo repertório musical do período do reinado de D. Manuel I. Este concerto terá como instrumentistas Pedro Nunes, Liliana Bolyakova (canto), Katerina Mikusova (violoncelo) e Mário Paulo Alves (cravo).

 

A Associação Vox Angelis é uma associação de inspiração cristã que promove a divulgação musical e a formação de públicos e que trabalha com dezasseis músicos profissionais, abrangendo repertórios musicais desde a Idade Média até ao período contemporâneo. Pela imensa atividade que tem desenvolvido em Portugal, tem vindo, ao longo do seu longo percurso cultural e musical, a especializar os seus repertórios em torno da música do período barroco e clássico. o trabalho da associação é diverso e engloba concertos de música, promoção de cursos de interpretação e também conferências. Pretende-se, pois, incentivar ao gosto pela música erudita, através de recitais de alta qualidade, muitas vezes interpretados de acordo com uma sequência pedagógica.

 

Dessa forma, promove-se a formação de públicos, o incentivo dos jovens à música clássica e a divulgação do património musical essencialmente centrado em torno do repertório para canto. Os projetos da associação organizam a parte instrumental (piano, cravo, violino, violoncelo, guitarra e quarteto de cordas) de acordo com os estilos musicais e os espaços públicos onde decorrem os concertos, sendo, pois, bastante eclético.

 

Já com uma ampla divulgação nacional e com 400 concertos dados, a associação já participou em quase todos os festivais de música do país e realizou, já, concertos em mais de cento e quarenta concelhos portugueses. Para lá do âmbito nacional, tem dado concertos em Espanha e encontra-se em difusão para França, Brasil, Itália, Alemanha, Suíça, Inglaterra e Luxemburgo.

 

Antes deste concerto, pelas 21h00, terá lugar no jardim junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Ajuda o descerramento de placa evocativa dos 500 anos da criação desta freguesia.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 7 de agosto de 2020 – 00:19:09

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...