15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Teapot'set de João Abreu Valente selecionado para Portuguese Emerging Art Catalogue 2017

 

 

O trabalho do jovem designer industrial João Abreu Valente, Teapot’set, foi escolhido para figurar no Portuguese Emerging Art Catalogue 2017, uma iniciativa da EMERGE – Associação Cultural para a Promoção da Arte Contemporânea, que será publicado em maio.

 

A peça foi selecionada pelo júri segundo 7 critérios: contexto do trabalho artístico, inovação e originalidade; fundamentação, enquadramento e exposição; comunicação; impacto; e qualidade.

 

 

Teapot’seté um serviço de chá que sai da forma de seu próprio bule. O processo utilizado em Teapot’seté uma apropriação da técnica de enchimento tradicional em cerâmica. O barro líquido é vazado em diferentes quantidades para dentro do molde. Para o bule o molde é enchido até o topo enquanto para a chávena de chá o molde é cheio apenas a 3/4. Teapot’set é mais do que um conjunto de objetos, é a visualização de um processo que explora o momento de transformação de forma a gerar novas possibilidades.

 

É um sistema de objetos que são a sua própria fábrica, onde o desempenho dos materiais é registo formal do processo.

 


Toda a abordagem processual é focada no momento da própria transformação, onde cada ação tem uma relevância formal para assim gerar sempre um novo objeto com uma nova função. Por outras palavras é um sistema onde a “forma e função seguem o processo”.

 

Recorde-se que oTeapot’set, um bule que produz o seu próprio serviço de chá, é uma coleção que já arrecadou vários prémios de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone de Mobile, em Milão, em 2013; o Be Open’s Young Talent Award, em 2014 e o Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.

 

Mais sobre João Abreu Valente

 

Nascido em Lisboa, em 1984, João Abreu Valente Licenciou-se em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2008. Em 2012 terminou o Mestrado em Contextual Design pela Design Academy Eindhoven. De regresso a Lisboa, em 2013, abriu o seu estúdio e fundou o Arquivo 237, uma plataforma cultural na Rua da Rosa, no Bairro Alto.Em 2012 criou o Teapot’set: um bule que produz o seu próprio serviço de chá, coleção que já arrecadou alguns prémios importantes de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone del Mobile, em 2013; Be Open’s Young Talent Award, em 2014 e Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 29 de setembro de 2020 – 09:58:12

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...