15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

O João e a Maria participam na exposição Glass Cares em Milão

 

Dupla de designers desenvolveu peça em vidro da Marinha Grande

 

 

Conjunto de peças em vidro da Marinha Grande dos designers portugueses para a exposição Glass Cares

 

O jovem designer industrial João Abreu Valente vai marcar presença em Milão na exposição Glass Cares em conjunto com Maria Pita Guerreiro. A dupla de designers portugueses, intitulada O João e a Maria, irá participar, juntamente com outros 9 designers portugueses, na exposição Glass Cares, em Ventura Lambrate, durante a semana de design de Milão.

 

A iniciativa da OFF Portugal, uma colaboração desenvolvida entre o Arquivo 237, a VICARA e o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica, deu origem a 10 peças em vidro elaboradas durante uma residência de dois dias na Marinha Grande, com o saber e a experiência dos grandes mestres vidreiros que emprestaram todo o seu expertise aos jovens designers.

 

 

A peça criada pela dupla O João e a Maria intitula-se CMYK, abreviatura de Cyan, Magenta, Yellow e Black (as cores primárias) e é um conjunto de garrafa e copo que ‘brincam’ com jogos de luz e cor. “Quisemos criar uma peça que nunca fosse estática. O azul, o magenta e o amarelo criam novas cores quando se unem. A transparência do material é usada para permitir a fusão de cores, ao sobrepor camadas de vidro colorido em cima da garrafa já colorida”, refere João Abreu Valente.  

 

Caixa de texto: CMYK – a peça desenvolvida pela dupla O João e a MariaDurante os 6 dias do evento, os designers portugueses pretendem causar impacto com as peças produzidas e demonstrar a qualidade técnica e artística do seu trabalho, desenvolvido na região de Portugal com maior tradição e sabedoria na arte de bem trabalhar o vidro.

 

Mais sobre João Abreu Valente

 

Nascido em Lisboa, em 1984, João Abreu Valente Licenciou-se em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2008. Em 2012, terminou o Mestrado em Contextual Design pela Design Academy Eindhoven. De regresso a Lisboa, em 2013, abriu o seu estúdio e fundou o Arquivo 237, uma plataforma cultural na Rua da Rosa, no Bairro Alto.Em 2012 criou o Teapot’set: um bule que produz o seu próprio serviço de chá, coleção que já arrecadou prémios importantes de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone del Mobile, em 2013; Be Open’s Young Talent Award, em 2014; e Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 29 de setembro de 2020 – 23:38:15

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...