13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Santuário de Fátima promove segunda edição dos "Ecos de Fátima"

 

 

O Santuário de Fátima, através do seu Serviço de Música Sacra, apresenta no próximo domingo, 28 de outubro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a segunda edição dos “Ecos de Fátima”, desta vez com o concerto “Rosarium Fatimae”: um itinerário musical inspirado no Rosário, interpretado pelo Coro do Santuário de Fátima, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e os músicos do Serviço de Música Sacra.

 

O guião do concerto está organizado com base na estrutura do Rosário, em momentos que serão intercalados pela declamação de um poema em cinco partes, que alude a cada um dos mistérios.

 

O concerto iniciará com uma parte introdutória, em jeito de invitatório, à qual se segue, sob um fundo musical, a leitura declamada de uma meditação sobre os diferentes mistérios da vida de Cristo e a apresentação dos temas musicais, explica o maestro Rui Paulo Teixeira, responsável pelo Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima.

 

A interpretação estará a cargo do Coro do Santuário de Fátima, da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e dos três organistas e três solistas do Serviço de Música Sacra, numa apresentação dinâmica que recolocará os intérpretes em vários espaços da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

 

O itinerário percorrerá o repertório do património musical do Santuário de Fátima, com momentos de improviso no órgão, e algumas peças “de uma natureza mais contemporânea”, nas quais se inclui a estreia de um “Ave Maria”, da autoria de Rui Paulo Teixeira.

 

O concerto termina com o Ave de Fátima “num formato em que todos os elementos do coro começam a caminhar em direção às laterais da assembleia, envolvendo-a num canto em uníssono, para que também se juntem a cantar”, antecipa o coordenador do Serviço de Música Sacra.

 

A primeira edição do concerto “Ecos de Fátima” realizou-se no final do ano passado, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, e juntou as vozes de três coros distintos: o Coro do Carmo de Beja, o Coro da Catedral de Lisboa e o Coro do Santuário de Fátima.

 

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 19 de novembro de 2018 – 01:44:43

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...