13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

O Dia do Cineclube

 

 

A 13 de Abril de 2019 comemora-se, pela primeira vez, o Dia do Cineclube. Promovido pela Federação Portuguesa de Cineclubes, é um evento que se estende aos cineclubes nacionais com escopo de celebrar a actividade cineclubista, enaltecendo o seu importante contributo social, educacional e cultural através da tela.

 

Tendo sido os cineclubes responsáveis pela descentralização do cinema e de o levar ao máximo número de pessoas, esta data pretende promover o mundo do cineclubismo à população, com uma programação de acesso gratuito ao público.

 

Em Coimbra, o Centro de Estudos Cinematográficos programou a projecção do filme de Manuel Mozos “Outros Amarão as Coisas que eu Amei”, um género de ode aos fantasmas do cinema que lhe dão vida e constituem o seu esqueleto mágico. Uma celebração da vida pelo mote deixado por Sophia de Melo Breyner e navegado por João Bénard da Costa, uma das pessoas com maior impacto no panorama do cinema nacional.

 

João Bénard da Costa (1935–2009) foi um dos fundadores da revista “O Tempo e o Modo”. Dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidiu à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Dedicou-se à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, de Manoel de Oliveira a João César Monteiro. Pelo trabalho à frente da Cinemateca Portuguesa, de que era director desde 1991, foi condecorado com a medalha de mérito cultural.

 

Esta efeméride é comemorada ainda pela discussão do actual estado do cinema e dos cineclubes, pela participação em tertúlia de Abílio Hernandez, António Pedro Pita e Carlos Coelho. O evento tem o apoio da Rosa Filmes.

 

Pelas 21h45, no Mini-Auditório Salgado Zenha (AAC), convidamos todos os interessados pela cultura cinematográfica em geral e pela cineclubista em particular, a participarem no 1º Dia do Cineclube. A Entrada é Livre.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de abril de 2019 – 06:54:15

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...