13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Palestra e documentário sobre a vida e obra de Agostinho da Silva na Biblioteca da Amadora

 

 

A próxima palestra do ciclo “Entre estações e estantes” realiza-se esta sexta-feira, dia 10 de maio, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, e será sobre a vida e obra do filósofo, poeta e ensaísta Agostinho da Silva. Os convidados serão Helena Briosa e Mota, professora e investigadora, e o investigador Rui Lopo.
 
O auditório da Biblioteca transmite, até dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 16h30, o documentário “Agostinho da Silva – um pensamento vivo”, sobre esta ilustre personalidade da história portuguesa. Este documentário inclui, além de imagens de arquivo da época, os depoimentos de diversas personalidades como Mário Soares, Lagoa Henriques, Manoel de Oliveira, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre muitos outros. O início da sua carreira académica e atividade editorial em Portugal, o exílio voluntário no Brasil e o trabalho cultural e pedagógico aí realizado, o regresso a Portugal e a mediatização da figura pública.
 
Entrada livre.
 

 
 
Palestra sobre Agostinho da Silva «25 anos após a morte de Agostinho da Silva, vamos recordar um dos mais marcantes pensadores do século passado. Agostinho, o pop-star, o último sedutor, dialogante vivo e disponível, desorganizador e agitador benévolo e sorridente foi latinista e filólogo por formação, tradutor, poeta, biógrafo, ensaísta, ficcionista e professor. Acima de tudo, despertou-nos para a liberdade e a ousadia plenamente vividas.
 
Helena Briosa e Mota, professora e investigadora da obra pedagógica de Agostinho da Silva e organizadora do livro “Páginas Esquecidas” recentemente publicado vai, na companhia de Rui Lopo, investigador, falar-nos desta incontornável figura da cultura portuguesa.
 
Helena Briosa e Mota é professora e mestre em Educação, além de tradutora. Dedica-se a investigar a obra pedagógica de Agostinho da Silva. Promoveu o levantamento de espólio de Agostinho da Silva, tendo a seu cargo o processo da PIDE/DGS. É coautora de Uma Introdução ao Estudo do Pensamento Pedagógico do Professor Agostinho da Silva e é a organizadora de “Páginas Esquecidas” de Agostinho da Silva.
 
Rui Lopo, licenciado em Filosofia, foi membro da direção da Associação Agostinho da Silva e do grupo de estudo do seu espólio até final de 2012. É também membro de unidades de I&D em diferentes universidades e instituições. É tradutor de ensaios de língua francesa e inglesa e autor de diversos artigos, especialmente na área da cultura e filosofia portuguesa e da filosofia da religião. 
 
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6  – Venteira 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2019 – 16:44:35

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...