14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

13.º edição do LEFFEST apresentada em Queluz

 

A apresentação da 13.º edição do Festival Lisbon & Sintra Film – LEFFEST, realizou-se esta segunda-feira, no Palácio Nacional de Queluz, e contou com a presença do o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do diretor do LEFFEST, Paulo Branco, e da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Cristina Vaz Pinto.

 

Durante a conferência de imprensa do festival, que decorre de 15 a 24 de novembro, Basílio Horta destacou a qualidade e a relevância da programação desta edição, que detém de uma “excelente expressão cultural”.

 

“Sintra continua a apoiar este festival com particular interesse. O apoio é importante não só para a concretização do mesmo, mas também para outras iniciativas que este abrange, como as questões de cidadania ou de migração. Quando se fala de migração, fala-se de direitos humanos é muito importante que este tema seja discutido”, referiu o edil.

 

Nesta edição o espaço para o debate será alargado com a realização de mesas redondas onde, sob o simpósio internacional “Resistências”, serão debatidos alguns dos temas mais controversos da atualidade: a justiça climática, a igualdade social, a migração, a corrupção, entre outras reivindicações. Entre os participantes, incluem-se Maxime Nicolle, representante do movimento Coletes Amarelos, o ator e filósofo Mehdi Belhaj Kacem, e Luigi de Magistris, presidente da Câmara de Nápoles, Itália.

 

Também serão realizadas apresentações de alguns filmes, por parte dos seus autores ou representes, para que estes possam explicar a história “por de trás” de cada obra, responderem a questões e conversarem com o público.

 

Em competição estarão 12 filmes, com destaque para o filme português “Patrick”, de Gonçalo Waddington. O júri – ainda em fase de atualização – será composto por nomes sonantes como Maria João Pires, Yasmine Hamdan, Wagner Moura e Vitória Guerra.

 

Fora de competição, e com antestreias marcadas, estão atualmente 14 filmes, como “Hidden Life”, de Terrence Malick ou “The Lighthouse”, de Robert Eggers. Esta seleção de filmes pretende proporcionar, segundo Paulo Branco, “um olhar abrangente sobre a produção cinematográfica mundial, dando-lhe a possibilidade de conhecer em antestreia nacional os filmes mais esperados da próxima temporada”.

 

O festival contará ainda com presenças emblemáticas de figuras do setor cinematográfico, como o realizador alemão Wim Wenders, o ator norte-americano Willem Dafoe, a compositora e realizadora Laurie Anderson e o cineasta norte-americano Abel Ferrara.

 

José Miguel Ribeiro, Rita Azevedo Gomes, Christian Petzold, Corneliu Porumboiu, Alice Rohrwacher e Damien Manivel serão as personalidades a serem alvo de homenagens e retrospetivas este ano.

 

Sintra e Lisboa vão dividir o palco deste festival, com exibições no Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Espaço Nimas, Teatro Tivoli e Universidade Lusófona.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019 – 03:33:51

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...