14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Parques de Sintra lança publicação dedicada à Mesa Real na época da rainha D. Maria Pia

 

 

“A Royal Lunch. A Visita a Sintra da Rainha Alexandra do Reino Unido. 24 de Março de 1905” é o título do segundo volume do projeto editorial da Parques de Sintra “Coleções Em Foco”, que é lançado no Palácio Nacional de Sintra, amanhã, dia 16 de outubro, data do aniversário de nascimento da rainha D. Maria Pia. Focando-se na memória de um dos últimos acontecimentos que esta soberana protagonizou, a obra reúne quatro estudos, realizados por conservadores dos Palácios Nacionais de Sintra e da Ajuda, que dão a conhecer novos aspetos da sua vida, o seu gosto por objetos luxuosos e o seu papel de anfitriã. Esta publicação digital é o segundo número de uma iniciativa editorial inédita, em Portugal, cujo objetivo é viabilizar o acesso fácil e gratuito aos resultados mais recentes do trabalho de investigação que é continuamente desenvolvido nos Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, com vista a promover a partilha e a disseminação do conhecimento.

 

O segundo número de “Coleções Em Foco” parte dos estudos e sinergias que uniram os investigadores dos Palácios Nacionais de Sintra e da Ajuda em torno do projeto expositivo “A Royal Lunch. A visita a Sintra da Rainha Alexandra do Reino Unido”, que esteve patente no Palácio Nacional de Sintra, integrado no programa “A Place at the Royal Table”, da Associação de Residências Reais Europeias, por ocasião do Ano Europeu do Património Cultural 2018. Entre 6 de julho e 7 de outubro do ano passado, cerca de 162 mil visitantes puderam contemplar o requinte de uma Mesa Real da fase final da monarquia em Portugal, evocativa do almoço oferecido pela rainha D. Maria Pia, no “Real Paço de Cintra”, em honra da rainha consorte do rei Eduardo VII, a 24 de março de 1905. Nesta publicação, ilustrada por mais de 150 imagens, muitas delas de caráter inédito, Fernando Montesinos, conservador do Palácio Nacional de Sintra, e as conservadoras do Palácio Nacional da Ajuda, Cristina Neiva Correia, Teresa Maranhas e Maria João Burnay, apresentam o resultado das investigações que possibilitaram a reconstituição desta visita de Estado. Para além dos factos que permitem traçar o perfil da rainha D. Maria Pia, exploram-se, igualmente, outros temas de interesse, como o contexto sociopolítico da época, os convidados e a decoração dos espaços e da mesa.

 

“Coleções Em Foco” é um projeto editorial de continuidade da Parques de Sintra que tem por objetivo a publicação dos trabalhos de investigação recentes sobre temas relacionados com os Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena. As monografias que integram esta coleção são disponibilizadas online, gratuitamente, de acordo com o movimento “Open Access”. O primeiro volume, “Retrato de Jovem Nobre, Cavaleiro da Ordem de Calatrava”, venceu uma menção honrosa na edição de 2018 dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria Investigação.

 

A edição portuguesa está disponível para consulta e download a partir de 16 de outubro, no site da Parques de Sintra e na plataforma Google Books. As versões espanhola e inglesa serão publicadas posteriormente.

 

Sobre "Coleções Em Foco"

Iniciativa editorial digital da Parques de Sintra, que tem por objetivo a publicação e divulgação de investigações e estudos recentes sobre objetos, personagens, vivências e temas que envolvam os acervos dos Palácios Nacionais de Sintra, Queluz e Pena – com especial destaque para as coleções reais – ou outros acervos ligados à vida da família real nestes espaços, bem como a recuperação de memórias esquecidas ou dispersas do tempo da monarquia relativas a estes três antigos Palácios Reais.

 

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2018, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 3,5 milhões de visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

São acionistas da PSML a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 7 de dezembro de 2019 – 07:12:46

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...