18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Várias estreias esta semana no Lisboa na Rua

 

O Castelo de São Jorge volta a ser um dos palcos principais do programa Lisboa na Rua que prossegue esta semana em diversos espaços ao ar livre, com a apresentação de três estreias. O mês de setembro não podia começar melhor.

É neste monumento – palco privilegiado da cidade – que damos lugar, esta sexta feira (dia 3), pelas 21h30, a um concerto muito especial com a Orquestra Orbis que interpreta duas obras do compositor Pedro Teixeira da Silva, em estreia mundial: Da nascente até à foz (inspirada na sonoridade do movimento da água) e O Conde de Monte Cristo (a partir da obra de Alexandre Dumas). Com narração de Miguel Guilherme, este concerto será ainda ilustrado por imagens cedidas pelo Instituto Hidrográfico (Marinha Portuguesa), e pela projeção de aguarelas criadas exclusivamente para este espetáculo pelo artista plástico João Murillo.

Em destaque, também no dia 3, numa parceria EGEAC e BoCA, apresentamos mais duas esteias que convidam à reflexão sobre temas como o ambiente, escravatura e colonialismo. O Barco/the Boat, a primeira instalação de grande escala da artista Grada Kilomba, inaugura no MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia com uma performance em três atos numa homenagem a milhões de pessoas africanas, escravizadas e transportadas no fundo dos barcos. Com produção musical de Kalaf Epalanga, esta atuação, às 18h, será protagonizada por “um corpo de vozes e bailarinos das comunidades da diáspora africana” que interpretam o poema da autoria da artista inscrito nesta instalação.


Capicua estreia-se como encenadora com o espetáculo A Tralha, com interpretação de Tiago Barbosa e música de Pedro Geraldes, no jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Uma peça para refletir sobre o ambiente, abordando questões como a acumulação e o desperdício, em cena até dia 5 e com apresentações às 19h (sexta e sábado) e às 18h (no domingo).

No Lisboa na Rua vamos ainda ter finais de tarde preenchidos com a Máscara Ibérica nos claustros do Museu da Marioneta (dia 4), com os grupos Bonitas de Sande e Entroido de Cobres (da Galiza) e aulas de Tango no Castelo de São Jorge (dia 5) em mais uma sessão do Dançar a Cidade.

A entrada é gratuita em todos os eventos, mas sujeita ao levantamento prévio de bilhetes e à lotação dos espaços de acordo com as normas de segurança em vigor.
 

 Toda a programação em www.culturanarua.pt

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 21:59:59

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...