18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

004 - Artigo

Ano novo vida nova! Esta é uma frase que traduz muito do espírito que se abate sobre nós quando sabemos que algo está mal e precisa ser mudado. A mudança está sempre sujeita a muitos constrangimentos, numerosas vezes com origem em nós próprios.
 
É comum dizermos ou ouvir dizer - “tenho de começar a fazer exercício”. A verdade é que a maioria dos casos se fica pelas palavras.
 
Uma nova atitude é fundamental para se mudar o panorama do sedentarismo em Portugal. Esta mudança tem de começar em cada um de nós. Interiorizar que actividade física é igual a maior qualidade de vida é absolutamente necessário. Talvez assim consigamos alterar os números alarmantes revelados pelo estudo “Special Eurobarometer 2004”, que colocam Portugal em 1º lugar do ranking de sedentarismo da União Europeia, com 66% de pessoas totalmente sedentárias em oposição à Finlândia com apenas 4%.
 
            Gostaria de pertencer aos outros 34%? Quer começar a ser fisicamente mais activo? Então tenha em conta que a actividade física regular é saudável e agradável. Ser mais activo é seguro para a maioria dos indivíduos. Contudo, algumas pessoas deverão consultar o médico antes de se tornarem fisicamente mais activas. Estas são as recomendações iniciais no preenchimento do questionário “Par-Q” (Physical activity readiness questionnaire ou questionário de prontidão para a actividade física), que é normalmente o nível de triagem mínima utilizada nos ginásios que aceitam novos sócios.
 
           Como a actividade física pode, e deve, ser praticada em qualquer local, disponibilizamos o conteúdo deste questionário para que o possa preencher e que este sirva de motivação para se tornar fisicamente mais activo.
 
Responda “sim” ou “não” às sete questões do questionário. Se a sua idade está entre 15 e 69 anos este questionário dir-lhe-á se deve ou não consultar o seu médico antes de iniciar o seu programa de exercício físico. Se tem mais de 69 anos e é sedentário, consulte o seu médico.
 
Quando responder às questões não esqueça que o bom senso será a sua melhor linha de orientação. Por favor, leia cuidadosamente e responda honestamente, assinalando sim ou não conforme a sua situação.
 
 
PAR-Q
SIM
NÃO
QUESTÃO
 
 
O seu médico alguma vez lhe disse que tinha complicações cardiovasculares, recomendando-lhe apenas exercício físico mediante supervisão médica?
 
 
Alguma vez sentiu dores de peito antes de alguma actividade física?
 
 
Durante o último mês, alguma vez teve dores no peito sem ser na prática de actividade física?
 
 
Alguma vez perdeu o equilíbrio devido a tonturas ou alguma vez perdeu a consciência?
 
 
Tem problemas ósseos ou articulares que possam piorar com o início de um programa de exercício físico?
 
 
Está a tomar algum tipo de medicamento para controlar a sua pressão arterial?
 
 
Conhece alguma outra razão pela qual não deveria praticar actividade física?
 
Se respondeu SIM a uma ou mais questões

Fale com o seu médico, pelo telefone ou pessoalmente, antes de se tornar fisicamente mais activo. Diga-lhe quais as questões a que respondeu positivamente.
Você pode estar preparado para realizar qualquer actividade que pretenda desde que a inicie lentamente e evolua progressivamente ou poderá necessitar de se restringir a actividades seguras em função das suas limitações. Fale com o seu médico sobre as actividades que gostava de praticar e siga os seus conselhos.
 
Se respondeu NÃO a todas as questões

Se respondeu não, honestamente, a todas as questões pode estar razoavelmente seguro que está em condições de se tornar fisicamente mais activo. Comece devagar e progrida gradualmente. Esta é a forma mais fácil e segura de fazer exercício físico.
Efectue uma avaliação física dado que este é um excelente meio para determinar o seu nível de condição física geral e planear da melhor forma o seu programa de exercício físico.
 
Aguarde para se tornar mais activo se:

Não se sente bem devido a doença temporária tal como constipação ou estado febril. Aguarde até se sentir melhor.
Está grávida ou pretende engravidar. Fale com o seu médico antes de iniciar um programa de exercício físico.
 
Referências:
ACSM (2000). ACSM`s Guidelines for exercise testing and prescription – 6th edtion, Baltimore: Lippincott Williams and Wilkins. 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:11:26

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...