13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sustentabilidade e Impacto Ambiental do Sector Aeronáutico em debate em Ponte de Sor

 

As Conferências do Portugal Air Summit 2018 (PAS 2018), que irão decorrer em Ponte de Sor, de 24 a 26 de Maio, contam com a participação da elite do mundo empresarial e órgãos do governo central para debater as temáticas mais prementes dos sectores da aviação tripulada e não tripulada, a importância do sector aeronáutico enquanto motor de desenvolvimento do tecido empresarial nacional, bem como um dos temas mais importantes e transversais da atualidade: a sustentabilidade.
 
A cerimónia de abertura, que versará sob o tema “Cuidar do Futuro Hoje”, está agendada para as 9h10m do dia 24 de Maio e será presidida pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Tavares Neves e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário. 
 
O primeiro dia de trabalhos conta ainda com a participação de Fernando Pinto (Senior Advisor do Conselho de Administração da TAP), Jeffrey Goh, (Chief Executive Officer da Star Alliance), Luís Miguel Ribeiro (Presidente do Conselho de Administração da ANAC), Jorge Ponce de Leão (Presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal), e Alexandre Fonseca (Presidente Executivo da Altice Portugal), entre outros líderes do mundo empresarial. A sessão de encerramento estará a cargo do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.
 
Ainda no primeiro dia, destaque para uma conferência crucial sobre “O Papel dos Meios Aéreos No Combate aos Incêndios Rurais”, comandada por Alexandre Benigno (Chefe da Célula de Gestão de Meios Aéreos do CNOS - Autoridade Nacional de Proteção Civil), que dará um contributo importante para que possamos compreender e interpretar a gestão de catástrofes como a do Verão de 2017. 
 
O tema que dá o mote à edição de 2018 do Portugal Air Summit – Flying For A Sustainable Future – relaciona-se com a questão da sustentabilidade e do impacto ambiental da indústria aeronáutica, que será debatida em diversas conferências, com destaque para: “Acordo de Paris: Que Caminho Pela Frente?”, com Filipe Duarte Santos (Professor Doutor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), e “Sustentabilidade e Futuro do Transporte Aéreo”, por Fernando Pinto.    
 
O segundo dia das Conferências será dedicado ao futuro, pelo que a sessão de abertura será feita pela Adjunta do Secretário de Estado da Internacionalização, Carla Tavares, sob o tema “Portugal no Caminho dos Gigantes Tecnológicos”. 
 
Figuras do panorama nacional como o Presidente do Conselho de Administração da AICEP, Luís Filipe de Castro Henriques ou o Presidente da OGMA, Marco Tulio Pellegrini subirão ao palco do Portugal Air Summit durante a manhã.   
 
O futuro da formação e empregabilidade no sector estará em debate com Maria Fernanda Rollo (Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Arlindo Santa (Chefe do Centro de Formação NAV Portugal), Ana Assunção (Diretora da Universidade TAP Air Portugal), Rita Baptista (Diretora de Pessoas OGMA) e Mário Spínola (L3 Academy Director Europe). Importa igualmente salientar que o último painel do dia, moderado pelo jornalista Vítor Gonçalves, será dedicado ao debate do posicionamento do município de Ponte de Sor enquanto destino do sector aeronáutico, face aos seus congéneres internacionais.
 
O último dia de trabalhos, das Conferências do Portugal Air Summit, começa com uma apresentação do Brigadeiro-General José Morgado, diretor da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação da Força Aérea Portuguesa sobre os “Military UAV’s”, à qual se seguem vários painéis que analisarão os veículos aéreos não tripulados. 
 
Destaque igualmente para Steve Holland (Top Gear Test Pilot), que fará uma comunicação sobre “A Life Full Of Aeronautical Experiences”, para Ricardo Mendes, co-founder da Tekever, a empresa portuguesa mais importante na área de drones com aplicações militares, que fará durante a conferência uma demonstração daquilo que se consegue, na área de vigilância, fazer com um drone, e para o painel que toca na psicologia sob o tema “Fobia de Voar”, com os contributos de Armindo Martins (Comandante A330 TAP Air Portugal), Cristina Albuquerque (Psicóloga – Programa Voar Sem Medo) e Elisabete Santos (Psicóloga UCS - Programa Ganhar Asas). 
 
Durante a tarde, destaque para a participação de Lisa Defferies, Senior Consultant da prestigiada revista internacional Flying Magazine, que fará uma explanação sobre o Papel versus o Digital no mundo editorial. A sessão de encerramento, dedicada ao tema da sustentabilidade do sector, estará a cargo do Ministro das Infraestruturas, Pedro Marques.
 
O Portugal Air Summit pretende contribuir para o desenvolvimento da atividade empresarial no âmbito do transporte e trabalho aéreo, construção e manutenção de aeronaves, seus componentes e equipamentos, handling, fornecimento e prestação de serviços relacionados com a aviação, ensino e formação profissional. O seu principal objetivo é fomentar a divulgação nacional e internacional do sector aeronáutico português, posicionando Portugal como um “major player” no panorama mundial da indústria da aviação tripulada e não tripulada.
 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 24 de maio de 2019 – 05:15:53

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...