13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal Air Summit termina com recorde mundial

 

Equipa inglesa Aerosparx bate recorde mundial em Ponte de Sor

Marinho Pereira e Javier Del Cid vencem Air Race

 

Depois de três dias consecutivos de conferências e debates sobre tudo o que envolve o meio aeronáutico, a maior cimeira da Europa nesta área dedicou hoje o seu último dia à competição com o ARC – Air Race Championship.

 

Logo pela manhã, enquanto decorriam os batismos de voo, houve um pequeno percalço, quando uma falha mecânica no avião XA42 obrigou o piloto a aterrar de emergência num campo agrícola a sul do aeródromo de Ponte de Sor. Os meios de emergência foram prontamente acionados, todavia não houve quaisquer danos físicos.

 

O experiente piloto procedeu da forma habitual nestas circunstâncias e os dois ocupantes saíram completamente ilesos do episódio, embora o avião tenha ficado um pouco danificado por ter aterrado numa superfície irregular, formada por terra lavrada.

 

As Air Races foram o prato forte do dia, com 14 pilotos a competirem à vertical do aeródromo de Ponte de Sor e a fazer as delícias do muito público que fez questão de comparecer neste evento, totalmente gratuito.

 

 

 

No final, o vencedor da classe Vintage foi o português Marinho Pereira, deixando o segundo lugar para o espanhol Ignacio Pozo e o terceiro para outro português, Jorge Fachadas.

 

 

Na classe Sport, o espanhol Javier Del Cid levou a melhor sobre os ingleses Mathew Summers e James Stringer, respectivamente segundo e terceiro.

 

 

Ao longo do dia houve ainda espaço para a demonstração da capacidade de combate a incêndio do avião FireBoss, actualmente em uso pela Proteção Civil;

 

 

 

para uma coreografia aeronáutica ao som de Strauss, cortesia do piloto espanhol Castor Fantoba, que ainda protagonizou uma corrida entre o seu avião Sukhoi SU-26M e um BMW M2 da marca oficial que apoiou este evento, vencida pelo... BMW por escassos milésimos de segundo; ou até mesmo a passagem de dois aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa a baixa altitude, o que levou o público ao rubro.

 

A classe Extreme, que este ano não participou na corrida, presenteou-nos com uma demo cheia de momentos de extrema emoção, quer em termos de capacidade acrobática, quer da rapidez de reação que exige dos seus pilotos, por ser um avião extremamente rápido e ágil.

 

 

A equipa britânica Aerosparx voltou a ser hoje uma das principais protagonistas do dia, ao tentar – e conseguir – bater o recorde mundial de “rolls on toe” num planador. Depois do incrível espetáculo noturno de ontem, onde a pirotecnia aliada à acrobacia aérea deixou meio mundo de queixo caído, Guy Westgate, rebocado por Rob Barsby, concretizou cerca de 100 voltas consecutivas, batendo o seu próprio recorde anterior, de 30 voltas.

 

Confesso que durante as últimas voltas me senti um pouco tonto, mas rapidamente recuperei e ainda consegui terminar o meu programa habitual de acrobacia. Estou muito satisfeito por tê-lo conseguido aqui em Ponte de Sor,” afirmou Guy Westgate, que girou consecutivamente durante 10 minutos e 40 segundos.

 

Só estávamos um pouco preocupados com a resistência do cabo de reboque, com tanta torção... mas aguentou bem e acabámos por conseguir cumprir aquilo a que nos tínhamos proposto. Agora só precisamos de esperar a confirmação da FAI para que o recorde seja oficial e entre no Guinness Book,” acrescentou ainda Rob Barsby.

 

Para manter o público sempre bastante animado, realizaram-se ainda algumas corridas de drones e de aeromodelos rádio-controlados (RC’s), bem como uma demonstração da capacidade de voo e transporte de um Gyro que, sendo semelhante a um helicóptero, acaba por ser uma aeronave bem mais simples de voar e mais acessível a entusiastas da aviação.

 

 

O dia não terminou sem antes termos a oportunidade de assistir a um último momento acrobático, protagonizado pelos Yak 52, um avião dos anos 70, de origem russa. Esta demonstração foi levada a cabo pela patrulha espanhola Jacob 52, que se juntou num voo em formação com a patrulha portuguesa Yak Stars.

 

Terminou assim a segunda edição do Portugal Air Summit, que contou com mais de 25.000 visitas, cerca de 200 pessoas na organização, mais de 40 aviões e a promessa de voltar em 2019.

 

Nuno Molarinho, responsável máximo pela organização, faz o balanço da edição deste ano. “Tínhamos uma expectativa muito elevada no projeto que havíamos proposto aos players e stakeholders do sector. O desafio que lançámos era extremamente ambicioso, porque não só queríamos melhorar o produto que realizámos em 2017, como também introduzir outras atividades paralelas dentro do evento, para promoção do relacionamento entre as empresas, universidades e organismos públicos. A atividade lúdica foi este ano altamente valorizada, com a introdução do ARC, acrónimo da marca Air Race Championship, criado pela nossa empresa em 2014 no programa. É um projeto que agora ganhou maior maturidade e visibilidade internacional, o que nos faz acreditar que num futuro próximo um novo campeonato europeu irá realizar-se. O Portugal Air Summit 2018 trouxe a responsabilidade de fazermos melhor em 2019, apoiando ao conceito criado um novo conjunto de parceiros internacionais, que já garantiram a sua presença no próximo ano,” concluiu o CEO da TheRace.

 

O Portugal Air Summit pretende contribuir para o desenvolvimento da atividade empresarial no âmbito do transporte e trabalho aéreo, construção e manutenção de aeronaves, seus componentes e equipamentos, handling, fornecimento e prestação de serviços relacionados com a aviação, ensino e formação profissional. O seu principal objetivo é fomentar a divulgação nacional e internacional do sector aeronáutico português, posicionando Portugal como um “major player” no panorama mundial da indústria da aviação tripulada e não tripulada.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 21 de maio de 2019 – 11:04:13

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

Reportagens fotográficas em preparação

- Lisboa Belém Open

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...