>
Da elite militar para o comando da aviação desportiva. Martin Šonka não pára de progredir na Red Bull Air Race World Championship, surpreendendo no regresso da competição à Áustria, ao conquistar a sua terceira vitória consecutiva esta época. Perante uma multidão de 40 mil espectadores, o piloto checo derrotou o Campeão de 2017 e passou a líder isolado do ranking, a duas corridas do fim da temporada.
Começou a voar aos 17 anos, depois ingressou na Força Aérea da então Checoslováquia onde se destacou ao serviço da esquadrilha tática 211. Em 2005 abraçava finalmente o sonho de uma vida e passava a dedicar-se a tempo inteiro à acrobacia. A aviação desportiva foi o passo que se seguiu, com a conquista de um lugar entre a restrita seleção de pilotos a quem é dada a possibilidade de disputar o Campeonato do Mundo da FIA (Federação Internacional de Aeronáutica) – a Red Bull Air Race World Championship. É este o perfil de Martin Šonka, o piloto do momento que conquistou no último fim de semana a sua terceira vitória consecutiva esta época.
Este é um nome que os fãs portugueses não esquecem depois da vitória sobre as águas do Douro, voltando em 2018 a assumir-se como um sério candidato ao título. Curiosamente, no regresso da competição à Áustria – onde tudo começou em 2003 – Šonka bateu na final, e por uma escassa margem de 0,036 segundos, o japonês Yoshihide Muroya, atual Campeão do Mundo.
“A sensação de vencer três corridas de seguida é indiscritível. Para já ainda é cedo para festejar, mas estou certo de que estamos a viver uma época incrível. Ainda estão em cima da mesa duas corridas e 30 pontos, tudo está em aberto e nós queremos continuar a voar com estes resultados até ao fim da temporada”, resumia Šonka depois de festejar a vitória perante 40 mil espectadores.
Na histórica localização de Wiener Neustadt, o pódio ficou completo, respetivamente, por Muroya e Hall. Apenas nove pontos separam agora os três primeiros, com Šonka na frente seguido por Hall e por Goulian.
Na Challenger Class o domínio pertenceu ao piloto de Hong Kong Kenny Chiang, que venceu as duas corridas da jornada e saltou para a liderança desta categoria.
Depois da despedida da Europa, a Red Bull Air Race World Championship atravessa o Atlântico para a disputa das últimas duas etapas de 2018 – Indianápolis (6 e 7 de outubro) e Forth Worth (17 e 18 de novembro).
CLASSIFICAÇÕES MASTER CLASS | APÓS 6 ETAPAS
1º Martin Šonka República Checa 64 PONTOS
2º Matt Hall Austrália 58 PTS
3º Michael Goulian EUA 55 PTS
4º Yoshihide Muroya Japão 34 PTS
5º Mika Brageot França 34 PTS
6º Kirby Chambliss EUA 22 PTS
7º François Le Vot França 21 PTS
8º Matthias Dolderer Alemanha 17 PTS
9º Juan Velarde Espanha 16 PTS
10º Petr Kopfstein República Checa 16 PTS
CLASSIFICAÇÕES CHALLENGER CLASS | APÓS 6 ETAPAS
1º Kenny Chiang China 26 PONTOS
2º Luke Czepiela Polónia 26 PTS
3º Baptiste Vignes França 22 PTS
4º Daniel Ryfa Suécia 20 PTS
5º Florian Berger Alemanha 18 PTS
6º Kevin Coleman EUA 16 PTS
7º Mélanie Astles França 16 PTS
8º Patrick Davidson África do Sul 14 PTS
9º Dario Costa Itália 14 PTS
10º Daniel Genevey Hungria 8 PTS
CALENDÁRIO 2018
EMIRATOS ÁRABES UNIDOS Abu Dhabi | 2 e 3 fevereiro
FRANÇA Cannes | 20 a 22 abril
JAPÃO Chiba | 26 e 27 maio
HUNGRIA Budapeste | 23 e 24 junho
RÚSSIA Kazan | 25 e 26 agosto
ÁUSTRIA Wiener Neustadt | 15 e 16 setembro
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Indianápolis | 6 e 7 outubro
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Fort Worth | 17 e 18 novembro
PILOTOS MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Muroya Japão
Ben Murphy Reino Unido
Martin Šonka República Checa
Juan Velarde Espanha
PILOTOS CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Berger Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Luke Czepiela Polónia
Daniel Genevey Hungria
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França
Patrick Davidson África do Sul
Dario Costa Itália
ACERCA DA RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP
Criada em 2003, a Red Bull Air Race World Championship já cumpriu mais de 80 corridas à volta do Mundo. A Red Bull Air Race World Championship envolve os melhores pilotos do mundo numa pura competição de desportos motorizados que combina velocidade, precisão e destreza. Para isso são usados os mais rápidos, leves e ágeis aviões, com os pilotos a atingirem velocidades de 370km/h, enfrentando forças de até 10G, enquanto progridem a baixa altitude num percurso em forma de slalom, delimitado por pórticos insufláveis de 25 metros de altura. A Challenger Cup foi introduzida em 2014, abrindo assim a possibilidade de competir a um novo leque de pilotos, cuja evolução será potencialmente avançar para a Master Class, acedendo à disputa do Campeonato do Mundo.