>
Está em... início Aeronáutica Red Bull Air Race World Championship - derradeira etapa pela primeira vez em Chiba
A despedida da temporada da Red Bull Air Race World Championship promete trazer grandes emoções aos fãs das corridas aéreas. Chiba, no Japão, recebe no próximo fim de semana (7 e 8 setembro) a grande final. O título está ao alcance de três pilotos - Šonka, Hall e Muroya - ganhando este último algum favoritismo pelo facto de competir em casa.
Chegou o momento mais esperado da época da Red Bull Air Race World Championship – a grande final que vai decidir quem leva o título de 2019. Chiba, no Japão, já recebeu várias etapas da competição, mas nunca antes a jornada conclusiva, que está agendada para o próximo fim de semana (7 e 8 de setembro). Depois dos Emiratos Árabes Unidos, da Rússia e da Hungria, os melhores pilotos da aviação desportiva rumam assim ao país do sol nascente, com a corrida a decorrer junto ao litoral numa zona de praia conhecida pelos ventos fortes e instáveis.
Apesar do atual líder do campeonato ser o checo Martin Šonka, no comando com uma vantagem de quatro pontos para o australiano Matt Hall, em Chiba os holofotes parecem deslocar-se na direção do terceiro classificado – o herói local Yoshihide Muroya. Vencedor desta corrida em 2016 e 2017, o samurai dos céus quer fazer história e juntar-se a uma lenda chamada Paul Bonhomme – o único que até hoje conseguiu três vitórias consecutivas em casa. Para lá chegar, Muroya conta com o apoio do seu público, mas terá de fazer muito melhor do que conseguiu na última etapa, onde não passou de um apagado décimo segundo lugar. Matematicamente, as contas ideais para este objetivo passam por amealhar os 28 pontos que resultam da vitória nas qualificações e na corrida. Além disso, é essencial que Šonka e Hall não consigam chegar aos lugares cimeiros.
A poucos dias da corrida mais importante do ano, Muroya prefere afastar a pressão: “Sei que os fãs estão à minha espera em Chiba. Isso pode ser visto como uma forma de pressão, mas eu prefiro pensar que a sua presença vai trazer-me sobretudo mais poder. É tudo uma questão de encarar como queremos receber esta energia”.
CLASSIFICAÇÕES | APÓS 3 ETAPAS*:
#MASTER CLASS
1º Martin Šonka República Checa 65 PONTOS
2º Matt Hall Austrália 61 PTS
3º Yoshihide Muroya Japão 55 PTS
*resultados completos: https://airrace.redbull.com/en/section/results-page
CALENDÁRIO:
Emiratos Árabes Unidos, Abu Dhabi | 8 e 9 fevereiro
Rússia, Kazan | 15 e 16 junho
Hungria, Budapeste | 13 e 14 julho
Japão, Chiba | 7 e 8 setembro
PILOTOS:
#MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Muroya Japão
Ben Murphy Reino Unido
Martin Šonka República Checa
Juan Velarde Espanha
#CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Bergér Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Dario Costa Itália
Luke Czepiela Polónia
Patrick Davidson África do Sul
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França
Sammy Mason Estados Unidos da América
Patrick Strasser Áustria
Vito Wyprächtiger Suíça