18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Jogos com a Tunísia apresentados em conferência de imprensa

Portugal e Tunísia disputam em 19 e 20 de Setembro dois jogos integrados no Torneio de Andebol de Elite Internacional. As partidas têm lugar em Oliveira do Hospital e Tábua.

 

O pavilhão municipal de Oliveira do Hospital acolheu a conferência de imprensa de apresentação dos dois jogos que a seleção nacional sénior masculina de Portugal vai realizar frente à Tunísia, nos próximos dias 19 e 20 de Setembro, em Oliveira do Hospital (20.30 h.e Tábua (17 horas), respetivamente.



Marcaram presença o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e presidente da ADI, José Francisco Rolo; o vereador do Desporto da mesma autarquia, Nuno Ribeiro; o vereador da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz; o vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, Horácio Poiares, da Associação de Andebol de Coimbra e o selecionador nacional, Rolando Freitas.



Nuno Ribeiro fez as honras da casa, e depois de apresentar os elementos que estavam na mesa, apelou para que a «Comunicação Social promova este torneio de elite que nos dá o prazer de receber duas seleções importantes, como a de P ortugal e a da Tunísia». O vereador do Desporto de Oliveira do Hospital salientou que «a realização destes dois jogos em conjunto pelos municípios de Tábua e Oliveira do Hospital só são possíveis dado o bom entendimento e as parcerias assumidas pelas duas autarquias. Parcerias que não se esgotam nestes dois jogos mas noutras iniciativas».



Ricardo Cruz, vereador da Câmara Municipal de Tábua, reforçou os benefícios desta parceria «que trás evidentes benefícios aos dois municípios» salientando depois que «esta iniciativa não seria possível sem a colaboração e disponibilidade da Federação de Andebol de Portugal. Receber a seleção nacional de andebol sénior no primeiro grande evento da modalidade é para nós uma honra». Ricardo Cruz fez ainda votos que para «se assista a dois bons jogos que ajudem a divulgar a modalidade nesta região».



O vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, depois de deixar clara a satisfação da FAP em trazer este evento para Oliveira do Hospital e Tábua, considerou as partidas com os tunisinos como «extremamente importantes»para a preparação da fase de qualificação: «esperamos ser felizes aqui para que essa se felicidade se prolongue».



Augusto Silva frisou que a escolha de Oliveira de Hospital e Tábua se insere numa estratégia de «alargamento da área de influência da modalidade no distrito de Coimbra», em que o «andebol já foi mais forte, mas que atualmente está um pouco mais débil», ao contrário do que acontece com alguns concelhos vizinhos.



«Pretendemos alargar a nossa área de influência neste distrito, publicitar ainda mais a nossa modalidade e, por isso, nada melhor, do que organizarmos dois jogos da seleção para fazer essa propaganda», referiu Augusto Silva, salientando que o andebol é a segunda modalidade nacional e a segunda com melhores resultados a nível internacional.



José Francisco Rolo, vice-pres idente da Câmara de Oliveira do Hospital e presidente da ADI, começou por «agradecer e dar as boas vindas aos dirigentes máximos da FAP e à Comunicação Social presente» confessando ser, ele mesmo e de há muito tempo, um amante da modalidade, graças às prestações de alguns dos clubes nacionais nas provas europeias. «Quero também louvar a aposta brilhante da FAP que deu a mão a duas autarquias do interior e oferecer andebol de elite, de primeira água, numa região do interior de Portugal. Prometemos corresponder, fazendo tudo para que o evento seja um sucesso e que Oliveira do Hospital e Tábua sejam, nos dias 19 e 20 de Setembro, a capital do Andebol em Portugal».



ROLANDO FREITAS FALA DA PREPARAÇÃO E DO APURAMENTO



O selecionador de andebol de Portugal, Rolando Freitas, considerou um «excelente teste» os dois jogos de preparação que a seleção vai disputar com a Tunísia, a 19 e 20 de setembro, em Oliveira do Hospital e Tábua.



«A nossa perspetiva é encontrar um espaço entre os dois melhores ou, eventualmente, o terceiro melhor, para irmos ao próximo campeonato europeu, que é o nosso objetivo claro», frisou Rolando de Freitas.



Recorde-se que Portugal vai disputar o apuramento para o Campeonato da Europa de andebol de 2016, marcado para a Polónia, com as seleções da Hungria, Rússia e Ucrânia, inseridas no Grupo 5 da fase de qualificação.



Considerando os dois particulares com a Tunísia como um «excelente teste, frente a um adversário com características físicas semelhantes com as dos nossos adversários na caminhada para o Europeu», o selecionador nacional disse que Portugal integra um grupo «muito equilibrado», mas que a equipa das "quinas" tem mostrado muita competência, embora duas destas seleções (Hungria, no top 8, e Rússia) estejam mais assiduamente nos campeonatos.



Terminado este estágio, que arranca na próxima terça-feira, dia 16, e termina no dia 20, após o segundo jogo com a Tunísia, Portugal volta a concentrar-se no dia 23 de Outubro para preparar os jogos com a Hungria, no dia 29 de Outubro, em Miskolc, e com a Rússia, no dia 2 de Novembro, às 16 horas, em Vila Nova de Gaia.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:14:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...