18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal joga com a Suíça em Coimbra na preparação para o Play-Off: lista de convocados

 

A Seleção Nacional A Masculina prepara-se para disputar, com a Sérvia, o Play-Off para o Campeonato do Mundo - Alemanha / Dinamarca 2019.

No âmbito dessa preparação, Portugal vai disputar dois jogos de preparação frente à Suíça, a realizar no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, a 4 e 6 de Abril. Os dois jogos e, ainda, o Torneio de Andebol de Rua, que terá lugar no dia 6 de Abril foram ontem, quarta-feira, apresentados em Conferência de Imprensa, que teve lugar no local dos jogos.

A Conferência de Imprensa contou com a presença de Carlos Cidade, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Augusto Silva, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, João Paulo, Diretor da Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra e Paulo Pereira, Selecionador Nacional, que aproveitou o momento para dar a conhecer o lote dos 18 jogadores convocados para o estágio e jogos com a Suíça.

Antes de abordar diretamente o evento, Carlos Cidade começou por dizer que "do ponto de vista desportivo, a Câmara Municipal de Coimbra tem tido uma preocupação com algumas modalidades que tiveram relevo em Coimbra e que, em determinado momento, por várias vicissitudes que a vida vai colocando no dia a dia de quem trabalha, neste caso o Andebol". O vereador da autarquia referiu que "abraçámos de imediato esta possibilidade de realizar em Coimbra estes jogo importante da Seleção Nacional, não só pelo jogo em si e pela possibilidade das pessoas assistirem a um excelente espectáculo desportivo, mas acima de tudo também como mola que possa impulsionar todos os desportistas mas acima de tudo aqueles que gostam de Andebol e não têm tido a possibilidade, em Coimbra, de ver grandes espetáculos. E que possa ser impulsionador do crescimento da modalidade", considerou o vereador.

"Fazer o jogo em Coimbra, com a nossa Seleção principal, é uma aspiração antiga, que não se concretizou mais cedo mas que fazia parte dos nossos sonhos", revelou Augusto Silva. "É uma cidade onde temos ainda hoje, felizmente, raízes fortes através duma instituição que é incontornável na sociedade portuguesa, quer pela componente desportiva quer pela social, que é a Associação Académica de Coimbra", evidenciou o Vice Presidente da FAP, saudando os dirigentes da secção de Andebol da A. A. Coimbra. "É uma honra, para nós, termos a Académica como embaixador da nossa modalidade".

O Diretor da Secção de Andebol da Associação Académica de Coimbra afirmou que "é com grande satisfação que vemos chegar a Seleção Nacional a Coimbra, ainda mais num ano em que a secção de Andebol celebra 80 anos de existência e onde estamos a preparar um plano de atividades para o ano e a Federação, com grande satisfação nossa, aceitou integrar estas atividades no âmbito da celebração da secção de Andebol". João Paulo deu a conhecer as restantes atividades previstas: "são dois jogos que Portugal vai realizar com a Suíça, na quarta-feira, dia 4 de Abril e sexta-feira, dia 6 de Abril. As atividades são dirigidas principalmente aos jovens, para que possam experimentar diferentes formas e diferentes modalidades na prática do Andebol. No dia 6, com uma componente muito estimulante, que é o Andebol de Rua, dirigido aos escalões de Minis, Infantis e Iniciados, equipas de 4 a 6 jogadores, que na Praça Heróis do Ultramar praticar Andebol de Rua de forma muito divertida. No dia 4, também na Praça Heróis do Ultramar, formas de manifestar-se na prática do Andebol, com remates e outros tipo de exercícios que os mais jovens gostam de praticar".

Paulo Pereira espera que "a nossa presença possa dar uma ajuda ao vosso projeto, da Académica. Seria muito importante, em Coimbra, também existir Andebol pouco a pouco a crescer". O selecionador nacional falou, ainda, sobre o Play-Off com a Sérvia: "É bom que estejamos todos conscientes de que a Sérvia, que vai ter o Obradovic c omo treinador, é uma seleção excelente, presente sempre nos campeonatos mundiais e da Europa, de forma sistemática. Para nós eliminar uma seleção como a Sérvia, não é um milagre, nós também temos qualidade para isso. É, secalhar, fruto de um grupo de pessoas que foi trabalhando e acreditando cada vez mais que é possível", considera o selecionador nacional, que deu a conhecer os 18 jogadores que vão integrar o estágio, que decorre no Luso, de 2 a 6 de Abril e que marca o regresso de Alfredo Quintana à baliza de Portugal.

Os dois jogos entre Portugal e Suíça estão marcados para 4 de Abril, às 18h30 e 6 de Abril, às 20h30 - este último com transmissão em direto e exclusivo na TVI24. Os dois jogos terão lugar no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra.

No dia do segundo jogo, vai realizar-se, também, um Torneio de Andebol de Rua, que desde já convidamos todos os jovens a fazer uma equipa e participar, no dia 6 de Abril, às 16 horas, na Praça dos Heróis do Ultramar. < br>
Recorde-se que Portugal irá encontrar a Sérvia no Play-Off para o Campeonato do Mundo - Alemanha / Dinamarca 2019, com o primeiro jogo na Sérvia, a 10 de Junho e o segundo em terras lusas, a 14 de Junho. O vencedor do Play-Off vai à fase final do Campeonato do Mundo - Alemanha / Dinamarca, em Janeiro de 2019.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 20:00:24

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...