18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Anri Egutidze vence o Junior European Judo Cup Coimbra 2015 - Portugal termina competição com 4 Medalhas - 3 de Ouro e 1 de Prata

Decorreu no Pavilhão Multidesportos Dr.Mário Mexia, o segundo dia do Junior European Judo Cup Coimbra 2015 que se cumpre nos dias 14 e 15 de Março, em Coimbra.

 

No segundo dia de prova do calendário internacional de Juniores, Anri Egutidze (-81 Kg) foi o grande vencedor da sua prova, conquistando a Medalha de Ouro no European Cup Juniors Coimbra para Portugal, superiorizando-se a todas os seus adversários, vencendo todos os combates que disputou.

 

A Seleção Portuguesa conseguiu um total de 4 Medalhas – 3 de Ouro e 1 de Prata, numa prova produtiva para as cores nacionais, demonstrativo do bom trabalho e da excelente qualidade dos judocas lusos. Neste edição do Junior European Judo Coimbra,  pisaram o tapete um total de 309 atletas espalhados pelas dezasseis categorias de peso em disputa, oito no setor masculino e oito no setor feminino.

 

Medalheiro do Junior European Judo Cup Coimbra 2015:

 

A Holanda conquistou 14 medalhas, a Grã-Bretanha obteve 12 medalhas em igualdade com Espanha. Itália e Canadá garantiram 6 medalhas, Portugal terminou com 4 medalhas, Dinamarca com 3 medalhas e Ucrânia, Alemanha, Suíça, França, Croácia e Noruega arrecadaram apenas 1 medalha.

 

No setor feminino, a competição mais leve do segundo dia foi a de -63 Kg  que foi conquistada pela britânica Lubjana Piovesana vencendo na Final a sua adversária espanhola Miriam Pane Alemany. Garantiram as Medalhas de Bronze, a atleta canadiana Emilie Burt e a holandesa Geke Van Den Berg.

 

Em -70 Kg, a Holanda dominou esta categoria posicionando duas atletas nos primeiros lugares. Sanne Van Dijke venceu a sua colega de Seleção, Natasha Ausma. As Medalhas de Bronze foram conquistadas pela italiana Giorgia Stangherlin e pela atleta dinamarquesa Emilie Sook, que derrotou Patricia Sampaio na disputa pelo terceiro lugar.

 

Sara Rodriguez(-78 Kg) conquistou a Medalha de Ouro, depois de ter vencido no combate decisivo a judoca holandesa Larissa Groenweld. Em terceiro lugar, ficou a holandesa Ilona Lucassen, que conquistou a Medalha de Bronze, a par da britânica Rachel Moon que derrotou a portuguesa Inês Moreira na decisão do Bronze.

 

Na categoria feminina mais pesada da prova, os +78 Kg, a ucraniana Vasylyna Kyrychenko superou a concorrência, relegando para a Prata, a italiana Eleonora Geri. Nos lugares de Bronze, a britânica Michelle Boyle e a croata Katarina Vukovic que venceu Elsa Mendes na decisão, alcançaram as últimas medalhas.

 

Nos -81 Kg, Anri Egutidze foi o grande vencedor do dia, o judoca nacional derrotou na Final, o canadiano Louis Krieber-Gagnon. Os holandeses Thomas Snijders e Frank De Wit foram Medalha de Bronze nesta categoria, tendo o último derrotado João Martinho na disputa do terceiro lugar final.

 

Nos -90 Kg, o espanhol Nikoloz Sherazadishvili conquistou a sua categoria superando o dinamarquês Oliver Nelmark na Final. O judoca dinamarquês Thomas Bjerregaard e o espanhol Pedro Jimenez Patino arrecadaram as Medalhas de Bronze.

 

Na categoria de -100 Kg, o alemão Domenik Schoenefeldt venceu a categoria derrotando na Final o italiano Davide Pozzi. O judoca italiano Claudio Pepoli e o espanhol Sergio Trillo Valeiro que venceu Pedro Silva na decisão do terceiro lugar, arrecadaram as Medalhas de Bronze.

 

Em +100 Kg, o Ouro ficou atribuído ao holandês Jur Spijkers que se superiorizou ao seu adversário canadiano Martin Rygielski, Medalha de Prata. Alcançaram as Medalhas de Bronze, o espanhol Hugo Andersen Hidalgo partilhando o pódio do terceiro lugar com o britânico Valentino Volante que derrotou Vasco Rompão na decisão.

 

Portugal alcançou ainda cinco quintos lugares, com Patricia Sampaio (-70 Kg),  Inês Moreira (-78 Kg), Elsa Mendes (+78 Kg), Pedro Silva (-100 Kg) e Vasco Rompão (+100 Kg). Em sétimo lugar, Ana Correia (-63 Kg), Ana Araújo (-78 Kg), Joana Correia(-78 Kg), Fausto Ferreira(-100 Kg) completaram os resultados mais importantes da Seleção Portuguesa.

 

Declarações

Rui Vieira – Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Judo

Tínhamos umas expectativas algo limitadas para esta competição uma vez que em relação ao ano anterior muitos atletas passaram a Seniores. O ano passado tivemos 9 medalhas esta ano tivemos quatro, mas 3 são de ouro o que nos abre boas perspetivas para as próximas competições internacionais. É um grupo muito jovem que tem uma margem de progressão muito grande o que nos dá muita confiança enquanto preparação para o Campeonato da Europa. Estiveram presentes seleções muito fortes como o Canadá, Holanda e a Alemanha. A nossa próxima competição de Juniores é na Corunha.”

 

Anri Egutidze – Vencedor da Medalha de Ouro na categoria de -81 Kg

“Foi uma prova muito competitiva, que terminou com um combate muito difícil porque tinha como adversário, o Campeão do Mundo de Cadetes em -81Kg de 2014, conseguindo vencer por Yuko, sendo uma importante conquista para mim . Esta foi a minha primeira prova, tenho treinado muito e espero que estes bons resultados continuem a aparecer. Estou em Portugal há cerca de 4 anos, aprendi muito com o Judo nacional que é muito forte e para eu melhorar as minhas competências é muito melhor estar aqui do que na Geórgia. Continuo a minha preparação para as grandes competições e para a semana marco presença no Grand Prix de Tbilisi, no escalão de Seniores.

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 05:18:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...