18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato do Mundo - Portugal termina participação

 

Cumpriu-se hoje o último dia doCampeonato do Mundo de Judo de 2015 para a seleção nacional, com os últimos judocas lusos, Yahima Ramirez e Célio Dias, a entrar nos tatamis de Astana.

 

Os dois atletas não conseguiram a prestação que pretendiam ao serem eliminados no primeiro combate

 

Portugal esteve presente com 13 atletas que foram acompanhados pelos Treinadores João Neto e Go Tsunoda e pela fisioterapeuta Rita Fernandes. Neste evento também esteve o Árbitro Internacional Português Nuno Carvalho.

 

A um dia do fim da competição, mas sem nenhum atleta português em prova, a Seleção Nacional encontra-se na 24ª posição entre as 129 presentes. Um resultado semelhante aos últimos Campeonatos do Mundo, com exceção do ano passado em que Portugal ficou perto do top-10. Por esta razão e pelos resultados recentes, as expectativas eram elevadas e a participação ficou aquém das mesmas.

 

Esta sexta-feira entraram nos tapetes os atletas -70 Kg e -78 Kg Femininos e os -90 Kg Masculinos. Como já referimos, os dois atletas que competiram no dia de hoje foram Yahima Ramirez e Célio Dias que sofreram uma eliminação precoce. A judoca lusa foi afastada no primeiro combate por Yujin Park (KOR), assim como o atleta do SL Benfica que cedeu perante Aaron Hildebrand (GER).

 

Esta competição mundial contou com a presença de 326 atletas no feminino e 490 no masculino, totalizando 816 judocas.

 

 

Balanço da Participação Portuguesa:

 

Rui Vieira - Diretor Técnico Nacional

 

A participação Portuguesa no Campeonato do Mundo de 2015 ficou aquém das nossas expectativas. Porém estando em período de qualificação olímpica até maio de 2016, a preparação visa atingir bons resultados em várias competições de qualificação olímpica e não apenas no Campeonato do Mundo. Temos o exemplo dos excelentes resultados nos Jogos Europeus/Campeonato da Europa deste ano, entre outros resultados em Grand Prix e Grand Slam. 

A eliminação da Telma Monteiro e o seu afastamento da luta pela medalha de bronze foi obviamente uma desilusão. A atleta, pela forma como combateu e os níveis de performance apresentados durante este Campeonato do Mundo, sem dúvida que merecia uma medalha.

Gostaria de destacar a classificação obtida pela Ana Cachola e Sergiu Oleinic que conseguiram ficar no grupo dos semi-finalistas.

Temos também de realçar que vários atletas conseguiram pontuações para a qualificação olímpica, através de vitórias em combates neste Campeonato do Mundo (Telma Monteiro, Ana Cachola, Jorge Fernandes, Diogo Lima, Sergiu Oleinic, André Alves, Carlos Luz e Nuno Carvalho).

Em termos de balanço, podemos dizer que os resultados desportivos neste Campeonato do Mundo ficaram aquém das nossas expectativas, mas com bons indicadores para a qualificação olímpica dos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.”

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:26:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...