13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Joana Crisóstomo conquista Medalha de Ouro

 

A Taça da Europa de Cadetes - Coimbra 2018 chegou ao fim este domingo. Portugal conquistou uma Medalha de Ouro (Joana Crisóstomo), uma de Bronze (Alice Pereira), dois quintos lugares (Cláudia Gonçalves e Alexandra Morais) e 4 sétimas posições (Andreia Serrão, Aida Simão, Rodrigo Boaventura e Artur Matias) neste último dia de provas.

 

Recordamos que no primeiro dia, os Jovens Lusos conquistaram 1 Medalha de Bronze (Raquel Brito), um 5º lugar (Francisco Mendes) e duas sétimas posições (Teresa Santos e André Diogo).

 

No total, Portugal termina a competição com 3 Medalhas (1 de Ouro e 2 de Bronze), ocupando o 7º lugar entre as 27 nações presentes em Coimbra.

 

Coimbrafoi palco da última prova de qualificação antes do Campeonato da Europa do escalão, contando com os melhores jovens judocas do mundo que procuraram um lugar na prova ou o estatuto de cabeça-de-série.

 

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu durante este fim-de-semana 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 27 países. Portugal esteve presente com 129 judocas.

 

Este domingo entraram nos tatamis conimbricenses 59 Atletas Lusos das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas.

 

Joana Crisóstomo(-63 kg) chegou a Coimbra com vontade de melhorar o 5º lugar alcançado em 2017. A jovem lusa começou por eliminar a espanhola Aroa Cadalso Munoz por ‘ippon’, numa altura em que o combate estava empatado com um ‘wazari’ para cada lado. Na ronda seguinte, triunfou perante a italiana Francesca Zorzi, com um ‘ippon’ marcado aos 2 minutos e 9 segundos. Nos quartos-de-final, Joana encontrou a americana, vencedora da Medalha de Bronze do Campeonato Pan-Americano de Cadetes 2017, Sara Golden. A portuguesa mostrou-se à altura do desafio, pontuando um ‘wazari’, antes do ‘ippon’ final. Na semifinal, venceu a búlgara Lidia Brancheva por ‘ippon’ em apenas 1 minuto e 38 segundos. Na grande final da prova assistiu-se a um combate equilibrado contra a belga Alessia Corrao (Medalha de Bronze na edição 2017 desta Taça da Europa de Cadetes). Ao fim dos 4 minutos e com o marcador empatado com um ‘wazari’ para cada lado, recorreu-se ao ‘ponto de ouro’. Nesse período, Joana Crisóstomo conseguiu o ‘ippon’ e conquistou a Medalha de Ouro.

 

Nos -57 kg femininos, Alice Pereira estreou-se a vencer contra Thelma Froment, por acumulação de ‘shidos’ da francesa. Na segunda ronda, perante Ylenia Monaco de Itália, a jovem portuguesa cedeu, por ‘ippon’, a 23 segundos do fim. Nas repescagens, Alice mostrou-se imparável, somando três vitórias por ‘ippon’ contra a espanhola Sabela Lage Ribera, a checa Julie Zarybnicka e a canadense Rachel Krapman, alcançando o Bloco de Finais da prova. Na luta pelo pódio, a jovem lusa revelou-se superior à sua adversária israelita, Adelina Novitzki, conquistando a Medalha de Bronze por ‘ippon’.

 

Na categoria +70 kg feminina, Portugal teve duas judocas no Bloco de Finais:

 

Cláudia Gonçalves superou a sua compatriota Iris Paulo, no primeiro combate, com um ‘ippon’ marcado aos 22 segundos. Cedeu na ronda seguinte perante a italiana Erica Simonetti, por ‘ippon’. Regressou às vitórias na repescagem, derrotando a espanhola Sonia Maria Nunez Molina. No último e derradeiro combate não conseguiu superar a sua adversária, Christi-Rose Pretorius, do Zimbabué. Com este resultado, Cláudia Gonçalves termina num honroso 5º lugar.

 

Alexandra Moraiseliminou a espanhola Alba Bello Palomo, por ‘ippon’, no seu combate inaugural. Não conseguiu repetir o resultado contra a moldava Oxana Diacenco, que venceu por ‘ippon’. A jovem português reencontrou o caminho das vitórias nas repescagens, vencendo a sua compatriota Aida Simão (somou 3 penalizações). No Bloco de Finais, foi incapaz de impedir o ippon da italiana Irene Caleo, finalizando a sua prestação na 5ª posição.

 

Destaque ainda para os 4 sétimos lugares alcançados por Andreia Serrão (-70 kg), Aida Simão (+70 kg), Rodrigo Boaventura (-90 kg) e Artur Matias (+90 kg).

 

Recordamos que, após a competição, a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo organizam o “EJU Cadet Training Camp”, de 28 a 30 de maio, que se realiza igualmente no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

 

DECLARAÇÕES

 

Vencedora da Medalha de Ouro – Joana Crisóstomo

 

“O meu objetivo principal era a Medalha de Ouro, queria melhorar o meu resultado do ano passado (5º lugar). Agora vou ao Campeonato da Europa e quero ir o mais longe possível, gostava imenso de medalhar. Sei que a concorrência é enorme, mas penso que se trabalhar bem, tudo é possível.”

 

Vencedora da Medalha de Bronze – Alice Pereira

“O meu objetivo era medalhar e conseguir os mínimos para o Europeu. A Adversária mais difícil foi no segundo combate com a rapariga que ficou em segundo lugar, uma italiana bastante forte. Em Sarajevo o meu objetivo é também medalhar, mas se não conseguir é os mínimos para o mundial.”

 

António Saraiva – Treinador Nacional

“O balanço é positivo, tivemos medalhas, uma ontem e duas hoje, também tivemos quintos lugares, sétimos e nonos. Neste escalão há quem exija mais medalhas, mas da experiência que tenho, mesmo com outros colegas meus, se estivermos a fazer um bom trabalho a nível técnico, basta trabalhar a condição física quando chegarem a juniores, que os resultados vão aparecer. Eu estou contente com os resultados e com a força e a vontade que os atletas tiveram aqui que era a última prova (antes do Europeu) e às vezes isso cria algum nervosismo, mas eles conseguiram superar isso.”

 

Resultados

Femininos

Uma imagem com captura de ecrã

Descrição gerada com confiança muito alta

Masculinos

Uma imagem com captura de ecrã

Descrição gerada com confiança muito alta

 

Medalheiro

 

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 20 de novembro de 2018 – 16:02:43

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...