13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Seleção Nacional presente no Campeonato do Mundo - Baku 2018

 

 

A Seleção Nacional de Judo presente no Campeonato do Mundo da modalidade foi apresentada esta segunda-feira, dia 3 de agosto. A competição tem lugar em Baku de 20 a 27 de setembro.

 

A Cerimónia realizou-se durante o Estágio de Preparação para o Campeonato do Mundo de Seniores e Campeonato da Europa de Juniores, que junta Judocas Olímpicos, Paralímpicos, Seniores, Juniores e Cadetes nos tapetes do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

 

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade, doPresidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes, da Selecionadora Nacional – Ana Hormigo, do

Treinador Nacional da Seleção de Juniores – Marco Morais, do Treinador Nacional da Seleção de Cadetes – António Saraiva, do Treinador Nacional da Seleção Paralímpica – Jerónimo Ferreira e dos AtletasTelma Monteiro, Anri Egutidze, Patricia Sampaio, Miguel Vieira e Ruben Gonçalves.

 

Portugal está presente neste Campeonato do Mundo com 16 Judocas: Catarina Costa (-48 kg),Joana Diogo (-48 kg),Joana Ramos (-52 kg),Mariana Esteves (-52 kg),Telma Monteiro (-57 kg),  Yahima Ramirez (-78 kg),Patricia Sampaio (-78 kg),Gonçalo Mansinho (-60 kg),Sergiu Oleinic (-66 kg),João Crisóstomo (-66 kg),Jorge Fernandes (-73 kg),Nuno Saraiva (-73 kg),Anri Egutidze (-81 kg),João Martinho (-90 kg),Tiago Rodrigues (-90 kg)e Jorge Fonseca (-100 kg). Os Atletas são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Go Tsunoda, pela Fisioterapeuta Rita Fernandes e por Jorge Fernandes (Presidente FPJ) e José Robalo (Diretor da Formação).

 

A capital azeri vai receber cerca de 818 Atletas (497 Masculinos e 321 Femininas) em representação de 132 Países. Estes números expressam bem a magnitude da competição e a forte concorrência que cada judoca tem de enfrentar para alcançar a tão desejada medalha de campeã/campeão do mundo.

 

Coimbra recebe o Estágio que visa preparar os Atletas para o Campeonato do Mundo de Seniores e Campeonato da Europa de Juniores, masque também conta com a presença de Judocas Paralímpicos (como o primeiro e único Judoca a representar Portugal em Jogos Paralímpicos – Miguel Vieira) e Cadetes. Recordamos que Portugal recebe este ano o Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes (16 e 18 de novembro de 2018) e esta troca de experiências entre Atletas contribui para elevar o nível competitivo de todos os presentes.

 

Declarações:

 

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade

“É uma honra para Coimbra receber este último treino das várias Seleções para as Provas Internacionais em que vão participar. As nossas instalações e as suas condições são para ser usufruídas pelas entidades responsáveis, neste caso a Federação Portuguesa de Judo. Desejamos que o trabalho que aqui está a ser feito tenha reflexos positivos nas prestações dos Atletas.”

 

Presidente da Federação Portuguesa de JudoDr. Jorge Fernandes

“Este é o último estágio de preparação das Seleções de Seniores, Juniores e de Cegos e Baixa Visão, antes das provas importantes que se aproximam, para cada um deles. Decidimos aproveitar as boas condições que Coimbra dispõe e o apoio da Câmara Municipal para organizar este Estágio que envolve as 3 Seleções. É uma ação diferente, mas o objetivo é comum, levar Portugal mais longe”.

 

Selecionadora Nacional – Ana Hormigo

“Temos de juntar estas equipas, partilhar experiências e ensinamentos para podermos fazer um bom trabalho e penso que fizemos isso aqui. Estamos sempre atentos aos judocas mais novos, trabalham regularmente com os seniores. O que tentamos transmitir é que eles precisam de trabalhar muito, não basta talento.”

 

Treinador Nacional da Seleção Paralímpica – Jerónimo Ferreira

“O treino correu muito bem, com Atletas de outras Seleções. Os nossos treinos costumam ser mais informais, mas é bom para eles adquirirem outras experiências.”

 

Treinador Nacional da Seleção de Juniores – Marco Morais

“Nunca sabemos se vamos ter medalhas, mas trabalhamos para isso. Com a preparação feita é subir para o tapete e ver o que acontece. Juntar Atletas de várias equipas é sempre proveitoso, transmitir experiências e tenho a certeza que, trabalhando juntos, os resultados vão aparecer.”

 

Treinador Nacional da Seleção de Cadetes – António Saraiva

“Estou muito contente com este Estágio. Os Atletas mais novos têm dado o máximo, eles também têm objetivos, mesmo os que não vão participar no Campeonato da Europa, querem aprender para estar lá no próximo ano.”

 

Telma Monteiro (Atleta Sénior)

“É sempre bom haver estas iniciativas. Para nós, seniores, temos mais atletas para treinar e os mais novos podem aprender com Atletas mais experientes e medalhados a nível mundial. Eu não meço o meu valor pelo ranking mundial, já participei em provas em que não era cabeça-de-serie e correram muito bem. Eu luto sempre para ser a nº1 do mundo.”

 

Anri Egutidze (Atleta Sénior)

“Nestes estágios, o nosso papel enquanto Sénior também passa por partilharmos a nossa experiência com os mais novos e é isso que tentamos fazer. No Campeonato do Mundo sabemos que todos os combates são difíceis, mas claro que vamos dar o nosso melhor e lutar pelas medalhas, que é para isso que trabalhamos.”

 

Patricia Sampaio (Atleta Sénior e Junior)

“Eu vou participar no Campeonato da Europa de Juniores e no fim-de-semana seguinte estreio-me no Campeonato do Mundo de Seniores, que é o maior desafio até ao momento. Os últimos treinos e estágios têm corrido bastante bem, penso que tenho evoluído bastante.”

 

Miguel Vieira (Atleta Paralímpico)

“Foi um bom treino, diferente do que estou habituado, com uma especificidade mais ligada à vertente competitiva. Estamos a afinar toda a preparação que foi feita.”

 

Rúben Gonçalves (Atleta Paralímpico)

“Eu estou há cerca de 1 ano e meio na Seleção, sou o mais novo da equipa. Senti-me bem, já treino com esta equipa há algum tempo. Os outros Atletas têm um nível competitivo bastante alto e é um privilégio partilhar o tapete com eles.”

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 20 de novembro de 2018 – 16:13:17

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...