14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Novos Campeões Nacionais consagrados em Odivelas

 

O Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu, este sábado (9 novembro), o primeiro dia do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2019. Este dia inaugural contou com a presença de 82 Judocas, distribuídos pelas categorias -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas  e -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas.

 

A Elite Nacional presenteou o público de Odivelas com uma manhã recheada de grandes combates, despertando ainda mais o interesse no Bloco de Finais que decidiu os Novos Campeões Nacionais.

 

As 3 categorias femininas foram disputadas por 18 Atletas. Marta Loureiro (-63 kg), Bárbara Timo (-70 Kg) e Yahima Ramirez (+70 kg) venceram as finais e sagraram-se Campeãs Nacionais.

 

Na vertente masculina, com 5 categorias em discussão, estiveram 64 Judocas em ação. João Fernando (-73 Kg), Miguel Alves (-81 Kg), Tiago Rodrigues (-90 Kg), Diogo Brites (-100 Kg) e Vasco Rompão (+100 Kg) venceram os combates

finais, subindo ao pódio como Campeões Nacionais.

 

Destaque para Bárbara Timo (-70 Kg), João Fernando (-73 Kg), Miguel Alves (-81 kg) e Tiago Rodrigues (-90 Kg) que conseguiram renovar os seus títulos.

 

Na sequência da aposta da FPJ no Judo Adaptado e Inclusivo, com o apoio do Principal Patrocinador  - Jogos Santa Casa (JSC), durante este sábado, realizou-se também a 2ª Edição do Campeonato Nacional Paralímpico.

 

A competição foi disputada em 3 categorias (-57 kg, -73 kg e -90 kg) por 9 Atletas. Margarida Mendes (-57 kg), Djibrilo Iafa (-73 kg) e Pedro Alves (+90 kg) sagraram-se Campeões Nacionais Paralímpicos nas respetivas categorias. Henrique Sousa (-60 kg), Tânia Sousa (+70 kg) e João Dores (+100 kg) também subiram ao pódio para receber o Título Nacional, apesar de não terem competido (falta de adversários).

 

Este domingo, 10 de novembro, entram nos tatamis as restantes categorias do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2019 e disputa-se o  Campeonato Nacional de Absolutos e o Campeonato Nacional de Judo Adaptado (Deficiência Intelectual e Síndrome de Down), inserida no mesmo âmbito do CN Paralímpico. Os combates têm início previsto para as 10h00.

 

Declarações:

 

Miguel Alves – Campeão Nacional -81 kg

Fui tricampeão, que era o objetivo. A Final foi, sem dúvida, o combate mais difícil do dia. Primeiro porque tinha um adversário forte do meu clube, o João Martinho. Depois porque o combate estendeu-se até aos 4 minutos do Golden score, que é sempre desgastante. Foi uma prova dura, aliás todos os combates foram muito duros, tive adversários muito fortes. Uma das coisas mais difíceis de fazer no Judo, é ter um adversário que é um amigo, alguém com quem treino diariamente, passo férias e agora fazer uma final, foi muito difícil. Já estou a pensar na próxima semana, na Champions League aqui em Odivelas, defender o título de campeão do Sporting e no próximo ano fazer o máximo de competições possíveis para olhar para os Jogos Olímpicos de 2024.”

 

Yahima Ramirez – Campeã Nacional +70 kg

Para mim é muito importante estar neste campeonato nacional, nos dois anteriores não pude estar. Tive de me esforçar para ser campeã, com adversárias muito fortes com quem tive 4 combates. Foram bons confrontos, com atletas que ainda estão em crescimento, mas fico muito satisfeita por estarem presentes adversárias já com grande postura e que permitiram bons combates. Não tenho dúvidas que o judo em Portugal está em franco crescimento e com grande qualidade. Neste momento estou na corrida para os Jogos, tenho estado a fazer vários Opens e estou na corrida para concretizar um sonho, todos temos um sonho e eu estou a lutar por ele. Tudo vai ser decidido na competição que se realizará na República Checa, até lá vou estar sempre a lutar por um lugar nos Jogos”.

 

Jerónimo Ferreira – Treinador da Seleção Nacional Paralímpica

O balanço deste campeonato é muito positivo. Mesmo em relação à presença dos nossos atletas, a federação conseguiu a verdadeira inclusão ao permitir que os combates fossem em simultâneo – olímpicos e paralímpicos – nos vários tatamis, inclusive no bloco dos finais incluíram combates paralímpicos. Todos os atletas presentes são muito bons e estão a dar o máximo neste nacional, inclusivamente algumas pessoas que estão aqui na assistência, com quem falámos,  nem se aperceberam que eram atletas cegos ou de baixa visão. Todos os atletas estão a treinar muito bem, fazem treinos bi-diários, estão muito fortes e focados na corrida para Tóquio com muita garra. Além do Djibrilo e do Miguel, que já têm mais experiência internacional, temos jovens promessas como é o caso do Nuno Rocha do Porto, do Ruben Gonçalves da Lusófona e das 3  judocas presentes nesta competição  que estão a fazer o seu caminho e a evoluir.”

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 – 00:09:00

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...