14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

FPA e Portugal Athletics Results: uma parceria para atletismo em tempo real

 

 

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) desafiou a recém-criada plataforma de resultados em tempo real, Portugal Athletics Results, para integrar um modelo competitivo inovador, com a realização das provas em vários locais. “A pandemia de COVID-19 motivou a procura de um novo formato de competição, que promovesse o cumprimento da distância de segurança e de regras sanitárias. E, não menos importante, com ausência de público. A Federação Portuguesa de Atletismo chegou, com o contributo de toda a comunidade, a um modelo que cumpre todos estes requisitos e ainda permite acompanhar os resultados em tempo real, além de simplificar o processo de inscrição e de confirmações dos atletas”, sublinha Jorge Vieira, presidente da FPA.

 

Para o sucesso organizativo desta nova forma de competir e de assistir a provas de atletismo contribuiu a parceria estabelecida com a Portugal Athletics Results, uma nova plataforma criada por atletas para atletas, treinadores, clubes e Associação Regionais e Distritais de Atletismo. “Esta ferramenta foi pensada e criada para ir ao encontro de uma necessidade sentida pela Associação de Atletismo de Braga, que era a de ter uma plataforma que simplificasse o processo de inscrição e de confirmação dos atletas nas provas da região e que facilitasse a gestão de listas de partida e dos resultados das provas, apresentando-os em tempo real”, explica Alexandre Pacheco, co-criador da plataforma, atualmente a frequentar o quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, que também já foi atleta ao serviço do Núcleo de Atletismo das Taipas.


O projeto foi implementado no ano passado, fruto do trabalho conjunto de Alexandre Pacheco e dos também atletas Paulo Fontão e Rita Lopes e do ex-atleta Ângelo Pacheco. “Este foi um projeto implementado por pessoas que vivem o atletismo e que querem contribuir para a sua evolução. Nós sabemos as dificuldades de gerir inscrições, confirmações, listas de partida e de fazer com que tudo funcione na hora de apresentar os resultados, para que estes possam ser imetidatos. Assim, esta é uma ferramenta que facilita a gestão dos eventos, mas que também contribui para a sua divulgação, já que dá a possibilidade de ir acompanhando os resultados assim que eles acontecem, por prova, sem que seja necessário aguardar pelo final da competição. Também conseguimos incluir a ‘foto finish’ neste processo, que já é uma melhoria relativamente à primeira versão pensada”, acrescenta o co-criador da plataforma.


A Federação Portuguesa de Atletismo estreou esta plataforma no sábado, 25 de julho, na fase de apuramento para os Campeonatos Nacionais de Clubes, numa versão que foi desafiante para ambas as partes. “Após um ano de experiência nas competições organizadas pela Associação de Atletismo de Braga, tivemos de replicar o modelo em sete locais em simultâneo. Foi um grande desafio, cujo sucesso se deveu ao facto de termos realizado muito trabalho de testes, com reuniões sobre o funcionamento da plataforma para todos os que iriam estar no terreno. Foi uma experiência que correu bem e que mostra que estamos no caminho certo para apresentarmos uma solução para todas as organizações a nível nacional”, indica Alexandre Pacheco.


O objetivo agora, adianta o co-criador da plataforma, “é mostrar que esta ferramenta pode simplificar a organização de competições a nível nacional, pois se conseguirmos integrar todas as provas na mesma plataforma, será muito mais fácil implementar updates que a vão tornar ainda mais completa, como rankings”. “Hoje tempos uma ferramenta muito boa, com funcionalidades que fazem a diferença, mas, com a ajuda de todos, vai tornar-se muito melhor”, conclui Alexandre Pacheco.


Será através da https://www.portugalathleticsresults.pt/ que a Federação Portuguesa de Atletismo irá apresentar os resultados das suas próximas competições, com os Campeonatos Nacionais de Sub-18 e de Sub-20 a acontecerem já no próximo fim-de-semana, respetivamente a 1 e 2 de agosto.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 6 de agosto de 2020 – 16:20:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...