18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

BMcar Meia Maratona de Barcelos - Dulce Félix é a embaixadora da prova

 

 

A quarta edição da BMcar Meia Maratona de Barcelos foi apresentada na última sexta-feira, 17 de março, na sede dos Amigos da Montanha, em Barcelinhos.

 

A prova organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos vai para as ruas de Barcelos a 2 de abril e tem como embaixadora Dulce Félix. A atleta olímpica frisou na última sexta-feira o orgulho de estar como madrinha da prova numa organização onde “já se sente parte da casa”. Relativamente à competição não será possível competir ao mais alto nível por motivos de lesão mas faz questão de participar. Há dois anos esteve a correr no Torneio Ibérico em Espanha no dia anterior e “recordo-me que de manhã cedo apanhei um avião para vir correr aqui em ritmo de treino”.

 

Américo Alves, presidente da direção dos Amigos da Montanha, agradeceu a presença dos grandes nomes do atletismo e desporto nacional que responderam ao convite para estarem nesta apresentação e à Câmara Municipal de Barcelos e BMcar pelo apoio, esperando que a prova vá ao encontro das expectativas já que toda a organização está a ser preparada nesse sentido.

 

 

Em representação da BMcar, Raquel Campos agradeceu o trabalho realizado pelos Amigos da Montanha, sendo muito importante para a empresa a ligação a estas iniciativas desportivas.

 

José Regalo, antigo atleta e representante da Federação Portuguesa de Atletismo também deixou elogios à prova e aos Amigos da Montanha, “um projeto consolidado que não se limita à organização mas promove também a formação”, congratulando-se por isso, como representante da Federação.

 

António Pinto, o ainda recordista nacional da Meia Maratona e recordista nacional e da Europa da Maratona, também esteve presente e vai estar em Barcelos no dia 2 de abril com a promessa de o poder fazer também a correr.

 

Doroteia Peixoto, atleta dos Amigos da Montanha, foi vencedora da edição de 2016 e vai tentar correr “para nova vitória, até porque correr em Barcelos tem outro sabor”. Ricardo Ribas, vencedor em 2016, referiu que nesta sala se sente com uma “responsabilidade muito grande, primeiro com a presença do ídolo de sempre António Pinto, segundo porque tem a esposa, Dulce Félix, como madrinha da prova” e porque esta Associação “lhe deu a oportunidade de treinar dois campeões: Doroteia Peixoto e Augusto Costa”. O atleta do Sport Lisboa e Benfica notou a sua paixão pelo atletismo e assumiu os próximos compromissos. Augusto Costa vai tentar bater o recorde nacional do seu escalão na Maratona e Doroteia Peixoto vai tentar ganhar um lugar do Campeonato do Mundo na Maratona, em Londres. “Nós os três somos uma equipa muito forte, unida, mas com os Amigos da Montanha que nos apoia e, por isso, no dia 2 de abril tinha de estar cá”, referiu Ricardo Ribas.

 

Vítor Almeida, diretor técnico da prova, falou do novo percurso que este ano se correrá na distância dos 21 km. Nas três primeiras edições esta distância registava duas voltas ao percurso. Naturalmente, esta situação trará mais alterações na cidade, nomeadamente ao nível do trânsito pelo que será fundamental a compreensão e colaboração de todos num evento importante para a cidade. O objetivo é continuar a oferecer uma prova de qualidade na BMcar Meia Maratona de Barcelos que será constituída por três distâncias: 21, 10 e 8 km, respetivamente meia maratona, mini maratona e caminhada, esta sem cariz competitivo. A prova dos 21km apresenta um novo percurso. As inscrições podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.come têm a oferta de uma camisola de atletismo. Haverá, também, medalha de finisher para todos os que, nas duas distâncias de competição, passarem a linha de meta situada na Av. da Liberdade. Nesta edição, de destacar a presença do atleta brasileiro Paulo Paula, 8.º e 15.º classificado nos Jogos Olímpicos, respetivamente em 2012 (Londres) e 2016(Rio de Janeiro), bem como de outros nomes da atualidade do atletismo.

 

Em representação da Câmara Municipal de Barcelos, Hélder Tomé, revelou que no dia 2 de abril vai correr em Barcelos a distância da mini maratona e desafiou também o presidente da direção, Américo Alves, a acompanhá-lo. Desafio aceite, os dois irão correr os 10km pelas ruas de Barcelos e tal como Dulce Félix, “em ritmo de treino”, salientou. Esta é uma prova importante para o Concelho, onde se funde o desporto e o lazer, e onde “se projeta a imagem da cidade de Barcelos”. Mas é também uma grande responsabilidade da organização para que ano após anos se vá mantendo a qualidade da prova e acompanhando as expectativas dos atletas. “Esta prova é também um sinal da dinâmica desportiva no concelho de Barcelos”, notando, ainda, importância de se conciliar a prática desportiva para todos, a competitividade e a formação e realçando o trabalho dos Amigos da Montanha nesta dinâmica desportiva que a tornam a instituição com mais “impacto na organização de provas desportivas” no concelho.


Antes da apresentação da prova houve oportunidade para felicitar a atleta da equipa de formação Beatriz Rios pelos inúmeros títulos que tem alcançado e em particular por se ter sagrado Campeã Nacional de Corta Mato Escolar no passado dia 11 de março.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:56:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...