14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

VIII Subida da Calçada Romana do Tintinolho

Com a presença dos Atletas que no passado dia 10 de Julho integraram a Selecção Nacional no Campeonato da Europa de Corrida em Montanha que se disputou em Bursa, na Turquia, realizou-se no passado dia 23 de Julho a VIII edição da Subida da Calçada Romana do Tintinolho a qual este ano voltou a contar para a Taça de Portugal de Corrida em Montanha, esta que foi a 3ª Jornada (Jornada Final).
 
Todos os atletas, entre os quais se incluía a Selecção Nacional de Seniores Masculinos que brilhantemente alcançou a Medalha de Bronze Colectiva para Portugal na Turquia, disputaram esta já carismática Subida da Calçada Romana do Tintinolho ao final da tarde do passado sábado sob bastante calor tendo Rui Muga, do Futebol Clube Mogadourense, demorado 40 minutos e 04 segundos a ligar 9 500m entre a Aldeia Viçosa e a Guarda, com a Meta instalada no Chafariz da Dorna.
 
23 segundos depois (40m27s) chegava outro “Europeu”, Gonçalo Borges do Grupo Desportivo “3 Santos Populares” sendo José Carvalho, com 41m23s, a ocupar o lugar mais baixo do Pódio de Seniores Masculinos no Tintinolho ele que já venceu esta Competição e que também representou Portugal na Turquia.
 
Junto à Praia Fluvial da Aldeia Viçosa partiram as Seniores Femininas sendo que as atletas que integraram a Selecção Nacional se destacaram às demais concorrentes com a vitória a sorrir a Fernanda Miranda, do SC Braga, a qual gastou 39m27s a percorrer os 6 800m até ao chafariz da Dorna na Guarda.
 
Márcia Martins, da ACR Srª Desterro, e Amélia Vieira, do GDC Castelo de Paiva preencheram o Pódio ao efectuarem 43m52s e 45m24s, respectivamente.
 
Com este resultado, Márcia Martins sagrou-se igualmente Campeã Distrital de Corrida em Montanha.
 
Os Juniores partiram igualmente da Praia Fluvial tendo os representantes Nacionais na Turquia Sónia Pinto, dos Alunos de Meirim FC, e Samuel Barata do GDAC Bouça ocupado os lugares mais altos do Pódio nas respectivas Provas com a primeira a demorar 42m40s e o segundo 34m50s a chegar à Guarda.
 
Colectivamente venceu esta Competição o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva.
 
Atento à prestação dos Atletas esteve o Seleccionador Nacional que a partir daqui irá definir a Selecção que em 11 de Setembro se deslocará a Tirana, na Albânia, para  representar Portugal no Campeonato do Mundo de Montanha.

Para que esta Competição de Montanha, com Organização conjunta da Associação de Atletismo da Guarda e da Federação Portuguesa de Atletismo, que incluía uma Caminhada Pedestre, se pudesse realizar a A.A.G. teve de pagar ao Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) / ICNB 202,60 €!!(DUZENTOS E DOIS EUROS E SESSENTA CÊNTIMOS)!! para que os atletas percorressem, a pé, caminhos/estradas PÚBLICOS que totalizam cerca de 4 200m sendo que 2 900m são alcatroados, que servem aldeias, Quintas e Campos Agrícolas, onde diariamente circulam dezenas de veículos motorizados de diferentes espécies. Ainda, teve de assinar um documento de responsabilidade.
Isto porque se trata de uma Competição Organizada.
 
Daí se deduz que se não se tratasse de uma Competição Organizada poderíamos correr todos e muitos mais sem pagar qualquer Portagem!!!
 
A A.A.G. limpou e promoveu a limpeza dos caminhos e ao longo destas VIII edições sempre se preocupou em divulgar o Tintinolho, o PNSE, a Praia Fluvial da Aldeia Viçosa… e limpou o lixo que outros vão deixando e ainda teve de pagar 202,60€!!
 
Mais, de acordo com a Portaria que o PNSE se baseia para nos fazer pagar o referido valor, o mesmo destina-se a suportar encargos administrativos. O único encargo que o PNSE / ICNB teve foi passar o parecer de autorização.
 
Daqui podermos concluir que uma assinatura está bastante cara para os lados do PNSE / ICNB, ou serão outros os encargos que não conseguimos vislumbrar.
 
Não compreendemos o teor da Portaria e consequentemente o valor cobrado pelo PNSE / ICNB sabendo que praticámos desporto em caminhos Públicos devidamente consolidados sendo que a A.A.G. e a F.P.A. são Instituições já Veteranas sem fins lucrativos que sobrevivem de subsídios do Estado e visam o fomento e a Organização da prática Desportiva.
 
Enfim!! Valerá a pena Organizar?…
 
Apesar das dificuldades Organizativas os Portugueses continuam a elevar bem alto o nome de Portugal na Europa e no Mundo. O Atletismo é a modalidade com mais Medalhas alcançadas em Campeonatos da Europa, do Mundo, Jogos Olímpicos,…
 
Finalizamos agradecendo o Apoio/Colaboração, isento de encargos!!, do Governo Civil da Guarda, Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa, GNR da Guarda e Câmara Municipal da Guarda.
 
Associação de Atletismo da Guarda





   

Periodicidade Diária

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 – 15:59:29

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...