14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

EDP Maratona do Porto foi uma grande festa do desporto

 

A EDP Maratona do Porto celebrou esta manhã a 16ª edição numa manhã que se apresentou um pouco nublada, mas com uma temperatura ideal para que os maratonistas completassem a sua prova confortavelmente.

 

A partida para esta grande prova foi simbolicamente antecipada em 10 minutos para os atletas do movimento Egoísmo Positivo. O grupo que tem como objetivo dar a possibilidade a pessoas com deficiência de poderem participar na corrida, acompanhadas por atletas deste movimento, na perspetiva de as integrar no evento, deu início à história da 16ª edição da EDP Maratona do Porto.

 

O tiro de partida oficial foi dado às 9h pela atleta Fernanda Ribeiro, junto ao Sealife. Deu-se assim início à prova da Maratona e da APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis.

 

Deso Gelmisa ficou a 3 segundos de quebrar o record da prova

 

O primeiro atleta a cruzar a linha de meta foi o etíope Deso Gelmisa aos 02:09:08, seguido pelo queniano Victor Kiplimo, com 02:10:56. O pódio masculino foi fechado pelo etíope Debele Belda, com 02:14:22.

 

Em relação à participação de atletas portugueses, Carlos Costa (CD S. salvador do Campo) foi o português mais rápido da EDP Maratona do Porto, chegando à meta às 02:21:56, na 7ª posição da classificação geral.

 

Etíopes dominam o pódio feminino

 

Na competição feminina, a primeira atleta a completar a maratona foi a etíope Bontu Bekele Gada, aos 02:33:38, seguida das suas congéneres Mestawot Tadesse e Genet Getaneh, com 02:39:14 e 02:40:59, respetivamente.

 

A atleta do AD Marco, Rosa Madureira foi novamente a primeira portuguesa a pisar o tapete vermelho da chegada da maratona, às 02:49:53 de prova, ficando no 5º lugar da classificação geral feminina.

 

Para além da prova rainha, a EDP Maratona do Porto contou ainda com a prova com 15 km de distância, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis. No setor masculino, o brasileiro Paulo Paula (Run Tejo) foi o vencedor desta distância, alcançando a meta aos 00:45:47. Na segunda posição chegou o atleta do SC Braga, Devide Silva, com 00:46:34, seguido por José Moreira, do Sporting CP, com 00:47:42.

 

No lado feminino, a vencedora dos 15 km foi a Susana Godinho, do GD Estreito, com 00:52:43. Aos 00:53:20 chegou Solange Jesus, do Sporting CP. A atleta Vanessa Carvalho (SC Braga) chegou na terceira posição com 00:53:32.

 

Para incluir toda a família e amigos numa manhã de desporto e convívio, a EDP Maratona do Porto contou ainda com uma caminhada de 6 km, a Fun Race.

 

A cerimónia de pódio que premiou os primeiros classificados contou com a presença da Vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, Vasco Pinho, administrador da Matosinhos Sport, Mário Duarte da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Vitor Dias, Diretor Regional Norte do IPDJ, Jorge Teixeira, da Runporto, Teresa Loreto da EDP, Maria José Patrício em representação dos 25 anos da Associação Portuguesa de Osteoporose, Paulo Ferreira da Joma, Paulo Trigo da Caravela Seguros e Luís Teixeira da Vitalis.

 

À semelhança dos anos anteriores, a organização brindou todos os participantes com a energia contagiante dos seus colaboradores até ao último dos 16.000 participantes dos mais de 78 países do mundo.

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019 – 00:26:50

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...