14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Moscovo acolherá seis marchadores portugueses nos mundiais

Naquela que é uma das mais reduzidas selecções nacionais para mundiais de atletismo em pista, serão seis os marchadores a integrar a selecção portuguesa que vai competir nos 14.os Campeonatos do Mundo de Atletismo, em Moscovo, de 10 a 18 de Agosto. No total, de acordo com a lista oficial divulgada esta terça-feira pela Federação Portuguesa de Atletismo, serão 12 atletas portugueses a participar nestes campeonatos, sendo que apenas nos primeiros mundiais, Helsínquia-1983, a delegação foi de menor dimensão, com 11 integrantes, então com um único marchador, José Pinto (20 e 50 km).
 
Em 2013, Portugal vai fazer-se representar nas provas de marcha dos mundiais de Moscovo com Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos nos 20 km femininos, João Vieira e Sérgio Vieira nos 20 km masculinos e Pedro Isidro nos 50 km.
 
Para estas provas, o programa-horário está previsto com o seguinte alinhamento (horas de Portugal continental): 20 km masculinos, 11 de Agosto, 14h00; 20 km femininos, 13 de Agosto, 6h35; 50 km, 14 de Agosto, 5h30.
 
Num contexto em que surgem quatro atletas de concursos (Marcos Chuva no comprimento, Edi Maia na vara, Marco Fortes no peso e Irina Rodrigues no disco) e dois corredores (Dulce Félix nos 10.000 metros e Hermano Ferreira na maratona), constata-se uma clara alteração no padrão da equipa nacional com metade da selecção a ser composta por marchadores e mais concursistas do que corredores. Os marchadores podem ficar satisfeitos pelo aparente sucesso que essa constatação revela, mas o atletismo em geral não sai beneficiado na«fotografia».
 
Mais do que o sucesso da marcha, volta a dar que pensar a evidente regressão do sector da corrida, que em Moscovo fica limitado a apenas dois fundistas (e nenhum velocista). 
 
 
O Marchador

Periodicidade Diária

sexta-feira, 15 de novembro de 2019 – 15:36:31

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...