13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Hélder Oliveira em dia de aniversário

Hélder Oliveira, um dos mais categorizados marchadores portugueses da década de oitenta, faz hoje anos. É, portanto, uma boa ocasião para relembrar que, enquanto atleta, cedo lhe foram reconhecidas, além da qualidade competitiva, outras interessantes facetas, muito apreciadas pelos amantes deste nobre desporto.

Foi muito dedicado e um tecnicista verdadeiramente exemplar. Nunca foi desclassificado nas muitas competições que disputou pelo país e pelo estrangeiro. A imagem que nos é dada a observar é bem exemplificativa desse brio. Nela, o atleta algarvio (dorsal 112) exibe na camisola a palavra “ALGARVE” dado ter sido apoiado pela Região de Turismo do Algarve, que suportou as despesas da viagem.



 Na prova, que a mesma foto retrata, realizada na cidade alemã de Hildesheim, Hélder Oliveira segue no grupo da dianteira e é um dos poucos desse grupo, que ostenta uma marcha corretíssima. Aí se vê também, com o dorsal 222, o checo Josef Priblinec , um dos melhores marchadores mundiais da época.

A imprensa local considerou-o mesmo o melhor tecnicista do torneio e convidou-o a estar mais uma semana em Hildesheim a fim de participar, no fim de semana seguinte, numa prova de divulgação da especialidade. Fotos suas foram publicadas na imprensa alemã.

A boa disposição e a constante alegria de Hélder Oliveira foram e têm sido sempre apanágios da sua conduta enquanto desportista e pessoa. Nas excursões era um prazer vê-lo contar histórias e anedotas que animavam as comitivas desportivas. Ainda hoje mantém essa postura animada nos passeios e caminhadas que organiza, com gentes da sua região, mobilizando muitas pessoas, que se deixam contagiar pela sua simpatia e vivacidade, para o exercício de um tipo de vida saudável.

Em fevereiro de 1987, Hélder Oliveira foi capa do boletim “O Marchador”, órgão oficial da então Comissão Nacional de Marcha, da Federação Portuguesa de Atletismo.

Internacional por seis vezes, representou o país nos Jogos Olímpicos de Seúl, em 1988, nas Taças do Mundo de Marcha de Nova Iorque (1987), L’Hospitalet (1989) e São José da Califórnia (1991), bem como nos Campeonatos Europeus de Atletismo de pista coberta, em Liévin (1987) e no Hexagonal da Corunha, em 1988.

No dia do seu aniversário, cumpridas que estão 52 primaveras, a equipa de “O Marchador” envia-lhe calorosas saudações.
 
O Marchador
 
ndr: o AMMA associa-se ao envio de felicitações, desejando que esta data seja comemorada da melhor forma possível para o aniversariante. 

Periodicidade Diária

domingo, 18 de agosto de 2019 – 02:59:07

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...