14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Galinheiras em festa na 20.ª edição do Grande Prémio

A simpática coletividade lisboeta do Centro de Atletismo das Galinheiras levará a efeito, na pista da Alta de Lisboa, a partir das 14:00 horas deste sábado, mais uma edição do seu grande prémio de marcha atlética, a vigésima (décima segunda légua CAG), com provas destinadas a todos os escalões etários, incluindo, ainda, uma prova específica para portadores de deficiência cognitiva.
José Henriques, presidente da coletividade, a quem publicamente prestamos a devida homenagem pelo grande labor e entusiasmo com que, anos a fio, tem colocado em suas mãos a organização do evento, foi, na década de sessenta, especialista do salto com vara, em representação do Sport Lisboa e Benfica, atingido um dos seus momentos mais altos na carreira quando figurou na lista dos recordistas nacionais da especialidade.

Desde a edição de 2008 que a prova passou a ser realizada em pista. Conta-nos, José Henriques:
A nosso ver, foi uma opção acertada a mudança da estrada para a pista. Os custos do policiamento eram muito elevados e, por outro lado, a vertente logística está mais facilitada”, conta-nos José Henriques.

É muito agradável verificar que a prova vai crescendo de ano para ano, mas a minha maior satisfação é constatar que, no meu clube, há mais jovens, a praticar a marcha atlética, fazendo, igualmente, outras especialidades. Temos mais 8 ou 9 crianças, este ano, e é uma alegria vê-las marchar. Os juízes de marcha, seguramente, não terão muitas preocupações com elas. O importante, a meu ver, não é tanto haver muita gente a marchar, muitas vezes sem o devido controlo técnico mas sim, incrementar o gosto pela boa técnica de maneira a que possam evoluir mais e melhor”.

Para a competição, que será a terceira da época desportiva e a primeira a realizar-se em pista, já se encontram inscritos bastantes atletas, provenientes de muitos clubes e distritos do país. Representações estrangeiras contam-se de Espanha (região da Extremadura), Itália e Lituânia.

No ano passado estiveram entre nós miúdos de Bolonha que gostaram da prova e muito apreciaram a nossa hospitalidade. Escreveram-nos agradecendo e colocando a sua casa à disposição para quando lá desejássemos ir. Foram novamente convidados, e é num espírito de amizade e confraternização que os teremos cá, de novo. Assim como os nossos amigos de Badajoz. O Francisco Reis, em Inglaterra, disse-me que iria fazer os possíveis para estar presente”.

De acordo com o regulamento, haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão (troféus aos três primeiros), um prémio especial com o nome do dinamizador da iniciativa, José Henriques, para os melhores tecnicistas (benjamins e infantis), prémios surpresa para todos os participantes na prova especial para deficientes, e taças para as dez primeiras equipas da geral colectiva.

Esta edição serve de reconhecimento ao ex-atleta do clube, Avelino Costa, que em 1989, na categoria de iniciados, venceu a final do “DN Jovem”, agora “Olímpico Jovem”, batendo o recorde nacional da categoria, na distância de 3.000 metros, e representou Portugal, um ano depois, na Gimnasíada, em Bruges, Bélgica. Mas José Henriques revela-nos uma surpresa:

Para além do Avelino, vamos também homenagear o Pedro Isidro. É um grande exemplo de desportista. Apesar da sua deficiência cognitiva, foi com humildade, competência e muita dedicação ao treino que chegou onde chegou. Cabe, aqui, salientar-se o papel decisivo do seu treinador, Luís Dias, ao conseguir, com inteiro mérito, que o Pedro fizesse os mínimos que lhe deram direito a ir aos Jogos Olímpicos, coisa que, muitos, em condições, ditas normais, não puderam.”

A entrega dos prémios decorrerá, como habitualmente, na sede do clube organizador, sendo servido um beberete.

É uma tradição que vamos mantendo, apesar da conjuntura de crise que todos nós atravessamos. Não querendo diminuir o nível da oferta vamos, contudo, ser mais rigorosos no controlo dos acessos, sempre com o pensamento, principalmente, nos atletas.
 
O Marchador  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de novembro de 2019 – 03:30:47

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...