13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Marcha Atlética - Campeonatos de Lisboa e Setúbal (estrada), a 8 de Janeiro

 
Neste sábado, as Associações de Atletismo de Lisboa e Setúbal realizarão os seus campeonatos num circuito de 1.000 metros, delineado na zona circundante ao Estádio de Honra do complexo desportivo do Estádio Universitário de Lisboa, com provas destinadas a todos os escalões etários (benjamins a veteranos).
 
A jornada terá início às 14h00, com a realização das competições masculinas de 5 km para juvenis e veteranos, de 10 km para juniores, e de 20 km para seniores, e das competições femininas de 5 km para juvenis e veteranas, e de 10 km para seniores. Às 15h30 será dada a partida dos 4 km para iniciados masculinos e femininos, e meia hora depois será a vez dos infantis, 3 km para eles e 2 km para elas. O último tiro está marcado para as 16h25, quando saírem os participantes da prova de 1 km para benjamins.
 
Aguarda-se, com curiosidade, a prestação da eventual participação dos atletas internacionais João Vieira, Pedro Isidro e Vera Santos nas principais provas do programa.
 
A primeira edição dos Campeonatos de Lisboa teve lugar em 1983, na zona histórica de Lisboa, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, com a vitória de José Pinto, nos 30 km, e de Paula Gracioso, nos 10 km, então os dois maiores expoentes da especialidade no nosso país. Ainda são os mais vitoriosos da competição, ele com dez triunfos, ela com quatro, embora acompanhada por Vera Santos e Dora Cabrita.
 
Já são vinte e nove as edições realizadas, de forma quase ininterrupta, com a única excepção a verificar-se na época de 2006, quando o então (efémero) técnico regional, José Carvalho, decidiu, arrogante e prepotentemente, não realizar os campeonatos.
 
Desde quase sempre realizados com a designação de “Troféu Aires Denis”, uma justa homenagem a um dos pioneiros da marcha atlética em Portugal, e que durante vários anos foi director da Associação de Atletismo de Lisboa, nos últimos anos tal menção não tem sido referenciada, pelo que se apela ao retomar da iniciativa.
 
Blogue "O Marchador" 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2019 – 08:13:45

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...