18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

João Vieira vence campeonato provisório de 35 km em Porto de Mós

 

O sportinguista João Vieira obteve o primeiro lugar e o correspondente título nacional (se vier a ser considerado) da prova de 35 km marcha efetuada sábado em Porto de Mós, que, até ver, e de acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo, consta provisoriamente do conjunto de provas do Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, ficando-se a aguardar por aprovação em próxima Assembleia Geral da FPA, sabe-se lá quando irá acontecer!
 
E é pena o ridículo da situação criada pela própria FPA, algo que não mereciam os atletas participantes nem o próprio Município de Porto de Mós pelo excelente envolvimento e montagem de toda a infraestrutura do evento.
 
A prova teve em João Vieira (Sporting CP) e Sérgio Vieira (SL Benfica) os grandes animadores que começaram por se isolar da concorrência logo após os 10 km. Quando faltavam percorrer três voltas ao circuito de 1 km (cerca dos 32 km), João Vieira impôs a sua superioridade para triunfar com 2.37.59, 19 segundos à frente de Sérgio Vieira (2.38.18). No terceiro lugar, posição que manteve praticamente durante toda a prova, entrou Pedro Isidro (SL Benfica), com 2.43.27. Os três atletas foram os únicos a cumprir com a marca de referência de 2.44.30 fixada para os 50 km do próximo Campeonato do Mundo de Nações de Marcha – Roma (7/8 Maio), se for essa a prova a optar.
 
Nos sub-23, Rui Coelho, do CA Seia, 6.º na geral, conquistou o título nacional (se…), dessa faixa etária, com 2.58.41, tendo lamentavelmente sido necessário alertar o dirigente federativo para a existência de classificação na categoria e respectiva cerimónia, cuja medalha não foi feita pela FPA (usou-se uma outra qualquer para a pose fotográfica).
 
Até à 5.ª posição, de 11 atletas chegados, classificaram-se Dionísio Ventura (CA Tunes, 2.51.38) e Luís Correia (Leiria MA, 2.52.20).
 
As classificações de um evento nacional disputado no sábado passado (23 janeiro), apenas foram tornadas públicas pela FPA na tarde de hoje (3.ª feira), quase 72 horas depois, mesmo assim contendo erros em tempos intermédios (vários, incluindo do João Vieira e Sérgio Vieira) e um atleta classificado que não completou a distância da prova (Amaro Teixeira).
 
Os resultados divulgados omitem a componente colectiva sem que se perceba a razão, calculando-se que o Leiria MA tenha sido o vencedor, à frente do CA Seia. O favoritismo era inquestionavelmente para o SL Benfica, com três renomados atletas e confirmados na câmara de chamada local, incluindo o recente reforço Miguel Carvalho, mas este não chegou a alinhar à partida.
 
Este (se-calhar) campeonato nacional não teve o que seria normal esperar-se da estrutura federativa, um programa horário que evitasse que vários atletas terminassem já de noite, um tempo limite para concretizar uma prova de longa duração, o uso do sistema de chip eletrónico que poupasse a trapalhada nas marcas intermédias apuradas, a existência normal de controlo de dopagem, a colocação da área de abastecimento em zona suficientemente afastada da meta, para evitar que os atletas estivessem ainda a beber nas passagens pela meta (como sucedeu), etc., etc.
 
Curioso notar que, depois de disputado (na mesma data), em Lisboa, o Campeonato Nacional de Estrada – Lisboa a Mexer (corrida), ainda no próprio dia a FPA tenha divulgado no seu «site» um comunicado a pedir desculpas pelo seu «lapso na colocação e no controlo de distribuição das águas».
 
Perante a gravidade do sucedido em Porto de Mós pelo menos um procedimento idêntico se exigia, dirigido à Câmara Municipal de Porto de Mós, a todos os atletas (e foram vários os internacionais e olímpicos presentes), aos seus clubes, dirigentes e treinadores. Ah, mas há uma diferença, neste caso tratou-se de marcha atlética, coisa menor e sem qualquer importância para a FPA!
 
O Marchador
 
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:03:58

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...