13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Batalha excluída dos critérios específicos da FPA para o Rio de Janeiro 2016

 

O Campeonato Nacional de Marcha de 20 km em estrada, que se realiza na Batalha no próximo sábado (27 de Fevereiro), não é considerado nos critérios específicos de Seleção Nacional definidos pela Federação Portuguesa de Atletismo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
 
Conforme se pode constatar no documento federativo «Critérios de Seleção 2015/2016», os critérios específicos para o referido evento indicam que no caso de haver mais de três atletas com marcas de qualificação nas provas de marcha, o sistema de seleção respeitará prioridades, contemplando, em primeiro lugar, os atletas finalistas no Campeonato do Mundo de 2015 como pré-selecionados (Ana Cabecinha, 4.ª no mundial de Pequim-2015). Depois, indica que será selecionado o atleta melhor classificado no Grande Prémio de Rio Maior (9 de Abril), de entre os que não estão pré-selecionados. Após isso, o desempenho no Campeonato do Mundo de Marcha por Nações (Roma, 7 e 8 de Maio) será determinante para a seleção de uma vaga, considerando-se o atleta melhor classificado de entre os que não estão pré-selecionados.
 
Ora, sabendo-se que, de há vários anos a esta parte, mais de três atletas conseguem as marcas de qualificação, em particular no setor feminino (20 km), o que acontecerá também este ano, questiona-se a ausência nos critérios específicos para o Rio de Janeiro de qualquer referência à Batalha (27 de Fevereiro) e ao campeonato nacional que aí se realiza, algo que contraria o sucedido em 2015 para igual campeonato federativo.
 
Independentemente de quem possa vir a ser beneficiado ou prejudicado por esta intencional omissão, é no mínimo estranho que aconteça, sabendo-se, pelo histórico de seleções, que nem sempre o processo tem sido transparente. De todo!
 
Resta aferir os desempenhos do próximo sábado, na Batalha, pelos critérios gerais, nomeadamente pelos mínimos de participação que, como indicado pela FPA «tornam o atleta selecionável, mas não, só por si, selecionado».
 
O Marchador

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de julho de 2019 – 13:47:48

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...