14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Sete portugueses inscritos para a Corunha

São nada menos que sete os atletas portugueses inscritos para o XXVII Grande Prémio Internacional Cantones de La Coruña, em marcha atlética, a contar para o Challenge Mundial de Marcha da AIFA e que terá lugar naquela cidade galega no próximo sábado, 1 de Junho. Nos 20 km masculinos, a lista de saída inclui o nome de João Vieira, enquanto a prova feminina, com a mesma distância, deverá registar a participação de Ana Cabecinha, Daniela Cardoso, Inês Henriques, Nádia Cancela, Vera Santos e Vitória Oliveira.

Vitória Oliveira poderá alcançar na Corunha os mínimos de 1.45.00 h para os 20 km femininos dos europeus de Sub-23 (Tampere, Finlândia, 11 a 14 de Julho). Para já, a marchadora do Benfica detém 1.46.19 h, marca alcançada no Grande Prémio Internacional de Rio Maior. Mínimos que Daniela Cardoso já possui.
 
Em todo o caso, esta é uma delegação portuguesa que inclui atletas com diferentes níveis de experiência internacional, numa competição em que se apresentarão alguns nomes sonantes do mundo da marcha atética.
 
Desde logo, os mais destacados atletas «da casa», liderados, no sector feminino, pelo quarteto que representou Espanha na recente Taça da Europa de Marcha, em Dudince: Beatriz Pascual, Lorena Luaces, Raquel González e Julia Takacs. Mas também, nos masculinos, nomes consagrados como os de Jesús García, José Ignacio Díaz, Luis Manuel Corchete e o «histórico» Miguel Ángel Prieto, a que se juntam jovens como Álvaro Martín, Luis Alberto Amezcua, Juan Raya e Marc Turc.
 
De fora da Península Ibérica, realce para o forte contingente australiano, a que não falta o multimedalhado olímpico Jared Tallent, que terá a seu lado Luke Adams, Dane Bird-Smith e Rhydian Cowley. Na prova feminina alinharão Tanya Holliday e Jessica Rothwell.
 
Luis Fernando López, da Colômbia, Isamu Fujisawa, Takumi Saito, Hayato Katsuki, Takayuki Tanii e Koichiro Morioka, todos do Japão, Grzegorz Sudol, da Polónia, Pedro Gómez, do México, e Andriy Kovenko, da Ucrânia, ajudam a compor um magnífico ramalhete de partida nos 20 km masculinos, que inclui ainda os brasileiros Caio de Oliveira Sena, Tiago Fonseca do Nascimento, Diogo Dias Gamboa e Joseph Alessandro Bagio.
 
A prova das senhoras tem prevista a presença, de três atletas chinesas e duas japonesas que não costumam estar entre as melhores desses países, a checa Lucie Pelantovà e a mexicana Zayra Jauregui.
 
Em suma, mais uma edição de um torneio de marcha de nível mundial que, também neste ano, promete emoção e espectáculo nas ruas da cidade da Corunha.
 
Recorde-se que em 2012, os 20 km masculinos foram ganhos por Li Jianbo, da China, com 1.20.55 h, seguido de Miguel Ángel López (Espanha, 1.20.59) e de Yu Wei (China, 1.21.04), ao passo que nos 20 km femininos se impôs a também chinesa Liu Hong (1.27.32), à frente das espanholas Beatriz Pascual (1.29.53) e María Vasco (1.30.05).
 
As provas serão ajuizadas por uma equipa de juízes com a seguinte composição: Luis Saladie (Espanha, juiz-chefe), Jean-Pierre Dahm (França), José Dias (Portugal), Jordi Estruch (Espanha), Miloslav Lapka (Rep. Checa) e Nicola Maggio (Itália). O britânico Peter Marlow desempenhará as funções de delegado técnico da AIFA.
 
Listas de inscritos
 
20 km masculinos
 
África do Sul: Wayne Snyman;
Austrália: Jared Tallent, Luke Adams, Dane Bird-Smith e Rhydian Cowley;
Brasil: Caio de Oliveira Sena, Tiago Fonseca Do Nascimento, Diogo Dias Gamboa e Joseph Alessandro Bagio;
Canadá: Creighton Connolly;
China: Kaihua Wang;
Colômbia: Luis Fernando Lopez;
Eritreia: Issei Yohanness;
Espanha: Alvaro Martin Uriol, Luis Alberto Amezcua, Jesus Angel Garcia Bragado, Juan Antonio Porras Hidalgo, José Ignacio Diaz, Ivan Pajuelo Paredes, Miguel Ángel Prieto Adanero, Luis Manuel Perez Osorio, Juan Raya Sanchez, David Mateos, Luis Cambronero Lopez, Francisco Arcilla, Luis M Corchete Martinez, Rodrigo Dominguez Fernandez, Ferran Collados Lopez, Marc Turc, Jose Fernandez Nieves e Fco. Duran Acuña;
França: Hugo Andrieiu;
Grã-Bretanha: James Treanor;
Itália: Giacomo Vigano e Leonardo Deitos;
Japão: Isamu Fujisawa, Takumi Saito, Hayato Katsuki, Takayuki Tanii e Koichiro Morioka;
México: Pedro Daniel Gomes Cruz;
Polónia: Grzegorz Sudol;
Portugal: João Vieira;
São Salvador: Emerson Esnael Hernandez;
Tunísia: Hatem Ghoula;
Ucrânia: Andriy Kovenko.
 
20 km femininos
 
Austrália: Tanya Holliday e Jessica Rothwell;
China: Yongbo Hou, Tongmei Zhou e Dandan Duan;
Espanha: Beatriz Pascual, Julia Tackas, Lorena Luaces, Ainhoa Pinedo González, Raquel Gonzalez Campos, Eva Maria Iglesias Gonzalez, Miriam Fernández Andrés, Maria Larios Lopez, Sara Alonso, Marta Gustrán Cortés, Maria Perez, Laura Jimenez Elipe e Mar Juarez Gallardo;
Japão: Ai Michiguchi e Tomomi Maekawa;
México: Zayra Jauregui Aguilar;
Portugal: Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos, Daniela Cardoso, Vitória Oliveira e Nádia Cancela;
Rep. Checa: Lucie Pelantova. 
 
 
O Marchador

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de novembro de 2019 – 13:55:29

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...