14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sandra Arenas surpreende favoritas e vence em Chihuahua

A colombiana Sandra Arenas venceu este sábado os 20 km femininos do Challenge de Marcha de Chihuahua, no México, ao cumprir a distância em 1.33.24 h, menos cinco segundos que a portuguesa Ana Cabecinha. O pódio ficou completo com a mexicana Guadalupe González (1.33.42), enquanto a também portuguesa Inês Henriques (1.34.02) ficava fora do pódio, com um quarto lugar que ficou a rematar uma sequência de três vitórias naquela prova mexicana. Susana Feitor, com um final em bom estilo, terminou na sexta posição (1.39.13), atrás da boliviana Claudia Balderrama (1.35.55) e à frente da colega de prova durante muitas voltas, a australiana Kelly Ruddick (1.39.23).
 
A prova iniciou-se com o ataque de Inês e Ana aos lugares da frente, destacando-se logo ao tiro de partida e ganhando uma vantagem de algumas dezenas de metros, enquanto Susana Feitor se posicionava cautelosamente no meio do pelotão. No final da primeira volta, as duas portuguesas da frente passavam em 9.32 m, ainda bem destacadas da concorrência, liderada por Arenas, González e Balderrama. Depois de uma passagem aos quatro quilómetros em 18.53 m para as duas da liderança, era chegado o momento da reacção daquelas três melhores atletas da América Latina presentes, que apanharam as portuguesas ao passar a primeira légua.
 
A partir daí foi uma luta a quatro durante seis voltas de dois mil metros (e ainda Claudia Balderrama até ao 9 km), com passagem a meio da prova em 47.16 m para as quatro da frente. Pelo meio, Susana Feitor e Kelly Ruddick mantinham aceso duelo, ora com a australiana a ganhar vantagem, ora com a portuguesa a recuperar, até que na volta final Susana Feitor se superiorizou em definitivo, recuperando de uma desvantagem que à entrada para a última volta parecia dificilmente recuperável.
 
Aos 17 quilómetros, a colombiana desferiu o ataque que lhe permitiu isolar-se no comando da competição, com resposta mais vigorosa de Ana Cabecinha e Guadalupe González e um pouco mais limitada de Inês Henriques.
 
Na volta final, Ana Cabecinha ainda recolou a Sandra Arenas, mas esta foi mais forte na fase decisiva, garantindo a vitória, enquanto, mais atrás, Inês Henriques também se juntava à mexicana, com María Guadalupe a superiorizar-se no fim.
 
Classificação
20 km femininos
1.ª, Sandra Arenas (Colômbia), 1.33.24
2.ª, Ana Cabecinha (Portugal), 1.33.29
3.ª, María Guadalupe González (México), 1.33.42
4.ª, Inês Henriques (Portugal), 1.34.02
5.ª, Claudia Balderrama (Bolívia), 1.35.55
6.ª, Susana Feitor (Portugal), 1.39.13
7.ª, Kelly Ruddick (Austrália), 1.39,23
(em actualização)
 
 
O Marchador

Periodicidade Diária

sábado, 19 de outubro de 2019 – 16:09:10

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...