13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal e Espanha juntam-se para os Campeonatos de 50 km de 2013

17 de março de 2013 é a data designada para a realização conjunta dos Campeonatos de Portugal e Espanha, em estrada, na distância de 50 km marcha, disputando-se, ainda, o Troféu Ibérico. É uma parceria entre as duas federações nacionais de atletismo, que teve o seu início na edição do ano passado, realizada em Pontevedra, com clara vantagem para ambos.  
  
  Em 2012 João Vieira sagrou-se campeão nacional com a marca de 3.45.17 horas, novo recorde nacional, enquanto do lado espanhol o título foi para Jesus Angel Garcia Bragado, com o tempo de 3.51.29 horas. Melhor que ambos, nesses campeonatos, esteve apenas o guatemalteco Erick Barrondo que venceu a prova com o tempo de 3.44.59, ele que viria a conseguir, surpreendentemente, a medalha de prata nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres.  
  
  Para a edição deste ano, no nosso país, ainda não foram rececionadas candidaturas junto da Federação Portuguesa de Atletismo se bem que sejam conhecidas intenções nesse sentido.  
  
  Mas os campeonatos portugueses, que tiveram a edição inaugural em 1985, em Lisboa, na bela zona de Belém, não se resumem à distância maior do programa do atletismo. Vão ser disputadas, como é hábito, competições para os escalões etários de juvenis a veteranos, em diversas distâncias.  
  
  Nos campeonatos de 2009, realizados no Canidelo, em Vila Nova de Gaia, acrescentou-se ao programa-horário a inclusão dos 20 km masculinos, uma medida que veio a revelar-se infrutífera e nociva para uma, desejável, maior participação de atletas nos 50 km.  
  
  Seria preferível, a nosso ver, que se separassem as duas distâncias, tal como já se faz em Espanha, há bastante tempo. O título da prova mais pequena seria, assim, disputado numa outra ocasião, integrando-se a competição, por exemplo, num dos grandes prémios de marcha que se disputam no nosso país. Até do ponto de vista promocional seria bem mais proveitoso, além de constituir um estímulo e um prémio para o labor dos organizadores de provas de marcha.

O Marchador  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de julho de 2019 – 12:56:16

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...