14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Carlos Sá termina a Ultramaratona "Caballo Blanco" em 11º lugar

O português Carlos Sá, atleta da Berg Outdoor, terminou a 12ª edição da Ultramartona “Caballo Blanco” na 11ª posição da classificação geral, com um tempo final de 07H20’38. Esta foi a primeira participação de Carlos Sá nesta corrida em território mexicano, que se distingue das demais pela sua forte componente solidária com o povo Tarahumara.

 

Apesar de estar a recuperar de uma lesão contraída no início de fevereiro na Coastal Challenge, na Costa Rica, o atleta natural de Barcelos participou neste evento com o objetivo de ajudar o povo nativo Tarahumara (também conhecido como Rarámuri), célebre pela sua notável capacidade de correr longas distâncias para caçar, cansando as suas presas até as apanhar. A organização da prova promoveu uma coleta e Carlos Sá e a Berg Outdoor contribuíram com equipamento desportivo para ser oferecido aos habitantes mais carenciados da tribo Tarahumara.

 

A ultramaratona “Caballo Blanco” disputa-se anualmente na região de Urique, no estado de Chihuahua, com uma extensão total de 80 quilómetros percorridos numa só etapa,por trilhos montanhosos entre os 500 e 1.800 metros de altitude. O evento deste ano reuniu 715 atletas, 500 dos quais de origem Rarárumi, e o vencedor foi o mexicano Miguel Lara Viniegras, com um tempo final de 06H39’16, completando-se o restante top 10 com mais sete corredores mexicanos e dois corredores norte-americanos.

 

A corrida foi fundada em 2003 pelo lendário ultramaratonista norte-americano Micah True – conhecido por “Cavalo Branco” –, com o objetivo homenagear e preservar a cultura e o legado histórico do povo Tarahumara.Os homens da tribo Tarahumara que participaram nesta corrida receberam ainda como prémio milho, feijão, arroz, farinha e cobertores para as suas famílias.

 

Este foi o segundo grande teste de Carlos Sá em 2014, depois da sexta posição alcançada na Coastal Challenge, prova que decorreu em Rain Forest na Costa Rica.

 

Para 2013, Carlos Sá tem como objetivos participar em duas das mais emblemáticas ultramaratonas do mundo: no início de abril, na “Maratona das Areias”, a mais famosa ultramaratona desértica do Mundo, que se disputa anualmente no sul de Marrocos com uma extensão total de 250 quilómetros; e no “Ultra-Trail du Mont-Blanc”, no final de agosto, uma ultramaratona de montanha nos Alpes, que atravessa França, Itália e Suíça, com uma extensão total de 166 quilómetros.

 

Periodicidade Diária

sábado, 19 de outubro de 2019 – 22:19:20

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...