18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Carlos Sá repete presença no Ultra Trail do Monte Branco

O ultramaratonista Carlos Sá, atleta da Berg Outdoor, vai participar no Ultra Trail do Monte Branco (UTMB), competição com 168 quilómetros, considerada a prova rainha das ultramaratonas na Europa. Depois da histórica vitória na ultramaratona de Badwater (na Califórnia, nos Estados Unidos) no mês de julho, esta é a prova que se segue no calendário de 2013 do atleta natural de Barcelos. O UTMB reúne 2.300 participantes de todo o mundo e tem início a 30 de agosto.

 

Aos 39 anos, o atleta português participa pelo terceiro ano consecutivo no UTMB, depois de ter alcançado o 5º lugar na edição de 2011 e um 4º lugar na edição de 2012. De caráter anual e já na sua 11ª edição, a prova circunda o maciço da mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia, o Monte Branco, atravessando três países – França, Itália e Suíça. A prova tem uma única etapa e, para além dos 168 quilómetros, é de salientar um desnível positivo de cerca de 9.400 metros de altitude. O UTMB é reconhecido como a mais difícil e prestigiante das corridas a pé na Europa e regista, todos os anos, uma considerável taxa de desistências entre os atletas participantes.

 

O UTMB decorre em condições climatéricas que podem ser muito difíceis – pela noite, com vento, frio, chuva ou neve –, e requer um treino exigente e perfeito, bem como material adaptado às circunstâncias e uma capacidade de autonomia pessoal de exceção. Todo o material foi produzido pela Berg Outdoor com a colaboração do atleta e de acordo com as especificidades da prova, valorizando questões de impermeabilidade respirabilidade, leveza e conforto.

 

Para tal, Carlos Sá vai utilizar um conjunto de produtos desenvolvidos com matérias-primas selecionadas exclusivamente para satisfazerem as suas necessidades durante a prática do Trail Running. Destaque para o casaco Linx, com membrana de 15 000mm/m2 de impermeabilidade e 20 000g/24h de respirabilidade, ou a camisola Endurance, com malha Coolmax FX que permite uma maior evaporação da transpiração e maior frescura tornando a termorregulação mais efetiva.

 

Este é o quarto grande teste internacional de Carlos Sá este ano, depois da histórica vitória em Badwater, do 7º lugar na 28ª Maratona das Areias em abril – alcançando, pelo terceiro ano consecutivo, o top 10 desta mítica corrida disputada no deserto do Saara, no sul de Marrocos –, e de em janeiro se ter tornado no homem mais rápido do mundo na ascensão ao Aconcágua na Argentina – o ponto mais alto da América e de todo o hemisfério sul, com 6.962 metros de altitude.

 

Em Portugal, no final de maio, Carlos Sá conquistou o título de primeiro campeão nacional de Ultra Trail, ao vencer o Madeira Island Ultra Trial. Este ano, Carlos Sá tem ainda prevista a participação na Patagonia Run Spring, na Argentina, no final de novembro.

 

Declarações de Carlos Sá:

 

Terminar este projeto de correr nos mais distintos ambientes num só ano, e nas suas provas mais emblemáticas, está perto da sua conclusão. Espero com grande expectativa pelo desfecho desta prova. Vamos ver se a violenta prova do Vale da Morte me irá limitar fisicamente, um intervalo de apenas 40 dias é muito curto para a dureza que terei novamente que enfrentar. Mas é este o gozo que me dá: testar os meus limites.”

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 18:15:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...