13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

2ª edição do Estrela Grande Trail começa no próximo sábado

 

Uma prova com a assinatura do atleta Armando Teixeira e que leva à Serra da Estrela grandes nomes do trail nacional e internacional.

 

É já neste fim de semana que a Serra da Estrela recebe quem aceitou o desafio do atleta da Salomon Suunto Portugal, Armando Teixeira.  Na sua 2ª edição, esta prova já é uma referência nacional. A prova principal, de 90 km com 5300m de desnível positivo, integra o Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance, da ATRP, e a de 46km com 2200m de desnível positivo, integra a Taça de Portugal de Sky Running. Além destas 2 provas, o evento conta ainda com uma prova de 26km com 1200m de desnível positivo e uma caminhada de 11km. Todas as provas partem de Manteigas durante a manhã de sábado dia 21 de maio.

 

Armando Teixeira tinha o sonho de dar a conhecer o seu “campo de treinos”, a serra onde se prepara para fazer frente às mais altas montanhas de todo o mundo. Desses treinos, dos workshops (Trail Camps), que organiza já há uns anos, e da vontade deste experiente atletas nasceu o Estrela Grande Trail em 2015.

 

Na primeira edição do Estrela Grande Trail contou apenas com 2 provas, (85 km e 26 km) e 300 participantes. Este ano a organização criou mais vagas e aumentou o número de provas, para que todos os atletas de todos os níveis pudessem desfrutar da Serra da Estrela. Assim, este ano são esperados 1000 atletas de 13 nacionalidades nas 3 provas. Entre os nomes estrangeiros, os mais sonantes são o francês Patrick Board, que venceu em 2011 o Madeira Island Ultra Trail e tem no seu palmarés lugares de destaque no Ultra Trail du Mont Blanc, Tór de Geants entre outras; Tom Wagner, o austríaco da equipa Salomon Internacional que já venceu por 3 vezes a Chiemgau 100 Miles e esteve em Portugal no Azores Columbus Trail, de onde saiu vencedor. Ambos vão alinhar nos 90km. Nos 46km estarão presentes o catalão Gerard Morales, Campeão de Ultra Trail de Espanha, a brasileira Manu Vilaseca e a espanhola Mariam Iglesias, vencedora dos 85km do EGT 2015, ex aequo com Natércia Silvestre.

 

Entre os portugueses encontra-se todos os elementos da equipa Salomon Suunto Portugal, que fazem questão de estar presentes, não só para apoiar o seu companheiro de equipa, mas também para desfrutar dos trilhos da serra mais alta de Portugal continental, e de todo o convívio entre atletas. Assim, Ester Alves que venceu a prova dos 26 km em 2015, regressa para participar nos 46km, Romeu Gouveia que ficou em 4º lugar no ano passado vai tentar fazer melhor e Miguel Reis e Silva faz a sua estreia nos exigentes 46 km com 2200m D+.

 

Todo o pódio masculino dos 85km do ano passado, regressa (Miguel Batista, Luís Duarte e João Colaço), juntando-se ainda outros grandes nomes como Jérôme Rodrigues, Nuno Silva (vencedor dos 26km em 2015), André Rodrigues ou Hélio Fumo (vencedor do Lyon Urban Trail 2016), entre outros para o desafio dos 90km.

Já no feminino também Natércia Silvestre volta e, a ela junta-se a embaixadora da Suunto, Sofia Roquete, vencedora da Taça de Portugal de Trail Ultra Endurance.

 

Não são só as estrelas do trail que podem ser vistas neste fim de semana na Serra da Estrela, mas também as estrelas da televisão, e quem for a esta festa do trail poderá dar de caras com o apresentador Pedro Fernandes, o ator Miguel Costa, o chefe Kiko e o VJ da MTV Diogo Dias, que têm como objetivo acabar a prova com muito estilo!

 

Armando Teixeira e a equipa há meses que preparam todo este evento e desejam que a experiência para quem participa seja emocionante.

 

Sinto uma mistura enorme de emoções e sentimentos, toda a equipa tem realizado um grande trabalho, é inacreditável o que temos conseguido fazer. De momento o que esperamos é satisfazer os atletas, proporcionar-lhes um ambiente de festa e queremos que se sintam em segurança e ver muitos sorrisos no final.” Comenta Armando.

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 19 de junho de 2019 – 15:07:38

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...