13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Serra D’Arga no trilho da preservação

 

A organização do Grande Trail da Serra D’Arga®reage à vaga de incêndios e aposta na plantação de mais de 1000 árvores autóctones

 

A sexta edição do Grande Trail da Serra D’Arga® (GTSA) tem um estatuto de “Edição Especial”. O verão foi quente e os incêndios deixaram feridas por todo o país. O Alto Minho não foi exceção. Mas o GTSA® é reconhecido por ser uma prova de superação, superando agora também a tendência geral para o cancelamento de provas em áreas ardidas. O GTSA® aposta na recuperação e aponta como único trilho a seguir, o da preservação.

 

A organização da prova manteve em área ardida os trilhos das provas, que se realizam entre 24 e 25 de setembro em Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo, de forma a sensibilizar e consciencializar para a realidade do impacto dos incêndios na natureza. A prova principal de 53km, percorre 17km em zonas afetadas pelos incêndios numa chamada de atenção de que só se protege o que se conhece, de que é preciso divulgar para preservar.

 

Simbolicamente, no primeiro dia de provas (24 de setembro), vão ser plantadas pelos atletas e comunidade local mais de 1000 árvores autóctones da região. Este momento pretende alertar para a necessária reflorestação da sua herança natural.

 

Este é um desporto que promove o respeito e comunhão com a natureza, percorrendo trilhos na mais exuberante paisagem e dando a conhecer a excelência da fauna e flora envolvente, os atletas do GTSA®vão percorrer caminhos optimizados, que incluem áreas ardidas e naturais, dando a conhecer a nova realidade da serra. O nosso intuito é o de sensibilizar para a causa ambiental e continuar a celebrar a beleza deste lugar”, explica Carlos Sá, ultrarunner e organizador do evento.

 

A Serra D’Arga corresponde a um maciço granítico de 825m de elevação inserida  nos concelhos de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Compreende uma área total de 4493 ha, habitat natural  de um importante conjunto de espécies, animal e vegetal, que permitiu a sua integração na Rede Natura 2000. Depois dos grandes incêndios de 2015 voltou este verão a ser consumida pelo fogo.

 

Com um crescimento impressionante em anos anteriores, o GTSA® é uma das maiores provas nacionais de Ultra Trail, com participação dos maiores nomes da modalidade em Portugal e além fronteiras.

 

Na primeira edição contou com 750 participantes e em 2015 já teve 3000 inscritos. Neste momento estão inscritos para o GTSA® deste ano cerca de 2000 participantes de 10 nacionalidades.

 

Sobre o Grande Trail da Serra D’Arga

 

O GTSA® reúne 1000 atletas na prova rainha de 53km (3000 D+) e na de 33km (1900 D+), ambas com partida na freguesia de Dem, em Caminha. Juntam-se-lhe uma prova de 13 km (600 D+) e outra de 23 km (1300 D+), com lugar na freguesia da Montaria e limite de 1000 atletas.

 

O GTSA®inclui ainda um Km Vertical (4 km / 800 D+) até à Sra. do Minho, um Sunset de 17 km com vistas magníficas ao fim do dia, um Trail Jovem e uma Caminhada, para desfrutar da serra sem correrias.

 

Entre os vencedores anteriores conta-se em 2011, na primeira edição, Armando Teixeira, em 2012 e 2014 André Rodrigues, que vai tentar ser o primeiro atleta a fazer o Tri, e em 2013 e 2015 o atleta Nuno Silva.

 

O Grande Trail da Serra D’Arga®é organizado pela Carlos Sá Nature Events, com apoio e colaboração da Desnível Positivo. Conta ainda com a colaboração das Câmaras Municipais de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, das Juntas de Freguesia de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga S. João, Arga de Cima e Arga de Baixo.

 

As inscrições decorrem no site oficial da prova:

http://carlossanatureevents.com

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 19 de junho de 2019 – 14:46:01

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...