18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ultra Madeira 2017

 

Francisco Freitas e Lúcia Franco, na variante Trail Ultra, Ricardo Gouveia e Michele Faria, na variante Trail, sagraram-se campeões regionais absolutos de Trail Running

 

Às duas horas, doze minutos e dezassete segundos da madrugada de domingo cortava a linha de meta instalada no Caniçal, o último atleta da prova principal do Ultra Madeira, evento que teve no Farol da Ponta do Pargo o ponto de partida, às quatro horas da madrugada de sábado.

 

A corrida principal, de 85 km e cerca de 3600 m de desnível positivo, que coroava os campeões regionais de Trail Ultra, masculino e feminino, teve 152 atletas na linha de partida, entre os quais inúmeros forasteiros. Concluíram a prova, 129 atletas, a que corresponde uma taxa de sucesso de cerca de 85%. O mau tempo que se fez sentir nos dias que antecederam a prova e algum vandalismo à mistura (retirada de sinalização), obrigaram a um esforço redobrado por parte da organização, a cargo da AARAM - Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.

 

Na parte inicial da prova, noturna, assistiu-se a uma luta bastante interessante entre vários atletas mas, a partir do posto de controlo da Fonte do Bispo (10,3 km), Francisco Freitas (ACDJS) viria a assumir a liderança da prova, num claro forcing para se distanciar dos seus mais diretos adversários. Entretanto, na parte “plana” do Paul da Serra, com frio e algum nevoeiro à mistura, o atleta norueguês Tommy Haga (TRB) sentia-se praticamente em “casa” e recuperava algum terreno para o líder da corrida. Na Bica da Cana (28 km), a diferença cifrava-se em apenas 8 minutos deste para aquele. Na Encumeada (37,3 km), e após a descida técnica da Bica da Cana para a Levada do Plaino Velho, o Francisco Freitas arriscava e voltava a distanciar-se um pouco mais, garantindo, assim, uma vantagem que viria a manter-se até à linha de chegada. A contrastar com o frio da noite, o calor que se fez sentir durante a parte diurna da prova colocou à prova a resistência dos participantes desta travessia.

 

Assim, na linha de meta, com 9h14m33s, Francisco Freitas (ACDJS) sagrar-se-ia vencedor e campeão regional de Trail Ultra, seguido de Tommy Haga (TRB), com 9h38m55s. Renato Andrade (RCT), já algo distante dos dois primeiros, mas após uma excelente parte final onde ultrapassou Sérgio Jesus (AJS) e Sílvio Freitas (IND), viria a conquistar um merecido 3.º lugar, com 10h40m58s. No setor feminino, Lúcia Franco (ADG) e Ana Viveiros (ADRAP) compartilharam os primeiros 30 km, mas, a partir da Bica da Cana, à imagem do que já havia acontecido com o setor masculino, a primeira destacou-se da segunda, vencendo confortavelmente, com 12h58m45m, sagrando-se igualmente campeã regional de Trail Ultra. Em 2.º lugar ficaria, então, a atleta Ana Viveiros (ADRAP), com 13h48m01s, ocupando o último lugar do pódio a atleta espanhola Molina de la Rosa, com 14h26m40s.

 

Já durante a manhã de sábado, decorreram as provas de 30 km e 17 km, sendo que a primeira coroava também os campeões regionais, desta feita na variante Trail. Assim, nesta prova, que saiu do Porto da Cruz às 9h00, com 112 atletas, desde muito cedo se percebeu que os atletas Ricardo Gouveia e Flávio Remesso, ambos da ADRAP, estavam num patamar acima da média da concorrência. Compartilharam praticamente todo o percurso, imprimindo um ritmo demasiado forte para que alguém conseguisse segui-los.

 

 

Na linha de meta, Ricardo Gouveia viria a impor-se ao seu colega de equipa, com 2h40m38s, por apenas 1 segundo de diferença, sagrando-se, assim, campeão regional de Trail. Em 3.º lugar, fruto de uma prova regular e esforçada, entraria Emanuel Freitas (APCTT), com 2h55m49s.

 

 

No setor feminino, Fabiana Gonçalves (ADG) ainda conseguiu liderar a prova até ao posto de controlo da Portela, mas depois, Michele Faria (CDI-M) puxou dos galões e superiorizou-se com uma parte final muito forte, vencendo e sagrando-se campeã regional de Trail, com 3h40m04s. Em segundo e terceiro lugares, Fabiana Gonçalves (ADG) e Vânia Joaquim (ADRAP), com 3h47m53s e 3h51m04s, respetivamente.

 

Na prova de 17 km, Campeonato Regional de Juniores, com saída da Portela às 11h00, compareceram 104 atletas. Bruno Lambaz (CDCPM) venceria com 1h27m55s, tendo uma boa réplica do 2.º classificado, Roberto Rodrigues (ADG), com 1h29m36s. Em 3.º lugar, Duarte Costa (CCDTHF), com 1h35m17s. Do lado feminino, Telma Alves (ADRAP), com 1h50m42s, viria a superiorizar-se a Mariana Mendonça (AJS) e a Rosa Rodrigues (CDI-M), que gastariam 1h58m28s e 2h03m54s, respetivamente.

 

No domingo, às 10h, deu-se o tiro de partida da prova mais curta, de 5 km, que ligava Machico ao Caniçal e que constituía também Campeonato Regional de Juvenis. Apesar da fraca adesão de participantes, 21, o destaque vai por inteiro para a excelente prestação do juvenil Francisco Henriques (AJS), vencedor à geral e campeão regional de juvenis, com o tempo de 25m13s. Nos restantes lugares de pódio ficariam Gilmer Galeano (IND) e Lino Viveiros (ADRAP), com 28m00s e 28m58s, respetivamente. Do lado feminino, Mónica Castanha (CDI-M) venceria com alguma facilidade, impondo-se com 39m53s sobre as suas mais diretas adversárias, Adélia Santos (IND) e Cristina Franco (IND), que fariam 44m05s e 45m19s, respetivamente.

 

Após a finalização de todas as provas, a AARAM – Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira, na presença de diversas entidades, patrocinadores, atletas e colaboradores, agradeceu o empenho e o apoio obtido, premiando os vencedores das diversas provas e oferecendo, ainda, um lanche convívio entre todos.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:09:08

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...