Comunicado sobre o III Trail e Caminhada Trilhos do Ceireiro - Beselga

 

Nestes dias apercebemo-nos que tem andado a circular informação errada sobre o III Trail sem sabermos ao certo qual o objetivo mas que se tem refletido no número de inscrições.

 

Pelo que consta tem passado a informação que o percurso do Trail deste ano seria igual do ano passado apesar de algumas partes do percurso terem ardido no verão passado.

 

No fundo o trail seria na área queimada. 

 

Esta situação deixou-nos tristes, pois só nós é que sabemos a dor que nos causa passar por esses trilhos que aprendemos a conhecer e a valorizar a cada ano quanto mais sujeitar os participantes a este triste cenário. 

 

Quem nos conhece jamais pensaria em tamanha desconsideração pois como anfitriões procuramos oferecer o que temos de melhor nos mais variados aspetos entre os quais a seleção dos melhores trilhos.

 

Temos aversão ao alcatrão e damo-nos ao trabalho de arranjarmos alternativas para tirarmos nem que seja 100 ou 200 m do mesmo (construindo pontes, partindo pedra, enchendo valados, só ainda não fizemos túneis mas já pensamos nisso). 

 

Muito mais aversão temos ao queimado.

 

Ao longo da nossa atividade (sobretudo no BTT) tivemos que fazer inúmeras alterações aos percursos.

 

Em 2009 quando já tínhamos toda a informação no site (gráficos de altimetria, acumulados….) devido a um violento incêndio tivemos que começar de novo quando faltava pouco tempo para a Maratona.

 

O mesmo aconteceu no ano passado, pois o dia 29 de agosto está registado na nossa memória para sempre pois o incêndio trouxe medo, dor, tristeza e dizimou uma das maiores manchas florestais da zona.

 

Uma vez mais com os percursos gravados em GPS e as respetivas altimetrias, bem como com as zonas de abastecimento definidas tivemos que fazer uma volta de 180 graus. Todo o trabalho de um ano na seleção dos percursos desmoronou-se em algumas horas.

 

Com vários kms do percurso afetados tivemos que começar da estaca 0. 

 

Acabamos por fazer novos percursos e no que tocou à beleza não ficaram nada atrás pois acabamos por inserir locais que já há muito não utilizávamos e outros a estrear. Podemos dizer que foram percursos diferentes mas igualmente interessantes e belos. Solicitamos aos BTTistas que participaram na Maratona do ano passado que se manifestem.

 

De facto, temos assentado os nossos eventos ( BTT, Caminhadas e  mais recentemente o trail) em quatro pilares (locais).  Um deles ardeu ano passado e apesar de já estar a ser regenerado ( já foram plantadas muitas árvores) possivelmente só o utilizaremos daqui a três ou quatro anos.   Contudo, ainda resta muito para mostrar e nos bastidores temos passado muitas horas na pesquisa dos melhores trilhos e também na limpeza dos mesmos. 

 

Contamos brevemente ter os novos percursos definidos bem como as respetivas altimetrias e acumulados. Este secretismo prende-se com o receio de cirurgicamente deflagrarem incêndios por onde passam os percursos como aconteceu na Maratona do ano passado. E no dia em que soubemos que esta informação estava a circular tivemos o primeiro incêndio de 2018.

 

Ainda relativo ao incêndio do ano passado no próximo mês vamos plantar as árvores nesse local referente à iniciativa relacionada com a XIII Maratona de BTT realizada no ano passado (1inscrição = 1 árvore). Estamos a trabalhar no sentido de arredondar este número ao milhar.

 

Enquanto escrevíamos este texto e nem de propósito foi escrito esta mensagem no evento da Caminhada realizada no domingo a saber : “Sempre por caminhos bonitos. Gostei de ver, sobretudo porque não vi qualquer área ardida, o que é de admirar!!!!”.

 

Podem conferir em https://www.facebook.com/events/2032635717011056/permalink/2047742538833707/?notif_t=event_mall_comment&notif_id=1519677557622813.

 

Uma coisa podem ter a certeza que tudo faremos para não defraudar as vossas melhores expetativas.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...