13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Andorra Ultra Trail Vallnord já deu o tiro de partida no seu 10.º aniversário

 

A 10.ª edição do Andorra Ultra Trail Vallnorddeu início às comemorações hoje com a partida da Eufòria dels Cims.

 

Ordino, o epicentro do AUTV recebe 3200 corredores de 50 países.

 

Os cenários mais espetaculares deste país dos Pirineus, vão arrebatar os entusiastas das corridas de montanha que tomarão parte de um de seis desafios do evento. Este ano é particularmente especial, pois celebra-se o 10.º aniversário e o AUTV preparou uma série de ações onde se poderão ganhar prémios, como roupa do evento.

 

Quase 3200 corredores de 50 países: uma ilustração do sucesso do AUTV.

Após os excelentes resultados alcançados no ano passado, o Andorra Ultra Trail Vallnord superou-se novamente, com cerca de 3200 inscritos este ano, de 50 países de todo o mundo. Os números demonstram o quão bem estabelecido o evento se tornou, um evento que começou em 2009 com 650 competidores.

 

A maioria dos corredores será de Andorra, Espanha e França, mas também haverá corredores da Inglaterra, Portugal, Alemanha e Japão, todos visitantes frequentes do Principado. Além disso, este ano eles serão acompanhados por entusiastas da Indonésia, Emirados Árabes Unidos e muitos outros países. Competindo ao lado dos corredores andorranos, espanhóis e franceses, haverá 501 corredores registrados de 47 países diferentes, incluindo corredores de 22 países não europeus.

Portugal estará representado por cerca de 100 portugueses, participantes das 6 provas.

O empenho dos voluntários e a filosofia de corrida atraem corredores repetentes, que voltam ano após ano para participarem nesta semana de trail running que, entre espectadores, corredores, voluntários, trabalhadores e organizadores, reúne mais de 30 000 pessoas em Ordino.

 

Uma linha de classe mundial

 

Eufòria, cobrindo uma distância de cerca de 233 quilómetros com 20 000 m de ascenção, tem este ano a sua 2.ª edição.

O trilho segue uma rota não marcada, e os pares de corredores terão que demonstrar a sua experiência. Os 124 participantes terão que seguir a rota rigorosamente: com cada equipa equipada com um GPS, os organizadores saberão a localização exata de todos os corredores durante a corrida.

 

Os participantes que aceitaram o desafio este ano incluem o francês Nahuel Passerat, atual titular, que fará equipa com Nerea Martínez, e o espanhol Julián Morcillo, que no ano passado venceu com Nahuel, e este ano junta-se ao basco Imanol Aleson.

Todos eles estarão a testar a sua resistência ao limite num grande desafio que promete uma grande batalha pela liderança entre os pares participantes. Portugal está representado por 3 equipas, uma delas formada pelo treinador João Mota e por um dos organizadores do Alut (Algarviana Ultra Trail), Bruno Rodrigues.

 

Além de Eufòria, os cinco desafios clássicos irão, é claro, continuar como de costume. O evento estrela, a Ronda dels Cims (170 km e 13500 m D+) contará com Francesc Solé, vencedor em 2014 e 2015, e o italiano Nicola Bassi, que foi terceiro no ano passado. No evento feminino, a italiana Marina Plavan e a checa Eliska Kaniová são dois nomes que devem ser observados.

 

Ordino também será anfitriã de entusiastas de ultra resistência que estarão aqui para participar na Mític (112 km, 9700m D+) e da Celestrail (83 km, 5000 m D+), que terá início à meia-noite de sábado. A Marató dels cims (42,5 km, com 3000m D+) será a última prova competitva a partir.

Periodicidade Diária

terça-feira, 20 de novembro de 2018 – 15:27:02

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...