13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Abutres 2019 Trail World Championships apoiado pela Berg Outdoor apresentado

 

 

§  Campeonato do Mundo de Trail Running, que se vai realizar de 6 a 9 de junho em Miranda do Corvo, prevê a presença de mais de 50 seleções

 

§  Organização estima um total de 1.500 atletas participantes e cerca de 20 mil visitantes

 

O programa preliminar do Campeonato do Mundo de Trail 2019 – com a designação oficial Abutres 2019 Trail World Championshipsapoiado pela Berg Outdoor – foi apresentado na 6ª feira em conferência de imprensa que se realizou no Café Concerto do Convento de São Francisco em Coimbra.

 

Nesta apresentação, a comissão organizadora liderada pela Associação Abutrica, revelou as primeiras informações sobre este evento de projeção internacional, que este ano irá integrar o Trilho dos Abutres, em Miranda do Corvo, prova de referência em Portugal.

 

A organização do Campeonato do Mundo prevê bater o recorde de países participantes, superando as 50 seleções presentes no campeonato do mundo que decorreu este ano em Espanha.

 

A prova principal de 42 km, que consagra os campões do mundo em masculinos, femininos e equipas, decorre no dia 8 de junho, e mobilizará um conjunto de 500 atletas. O evento contará ainda com a Ultra Trilho dos Abutres, no dia 9 de junho, com 50km, com a presença de mil atletas.

 

Além de mobilizar um total de 1.500 atletas, a organização prevê receber cerca de 20 mil visitantes ao longo dos 4 dias do evento. A sessão de abertura está prevista para o dia 6 de junho, na Praça 8 de Maio, em Coimbra, enquanto a sessão de encerramento irá ocorrer na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo, no dia 9 de junho.

 

A conferência de imprensa contou com as presenças de Tiago Araújo, presidente da Associação Abútrica e responsável pela comissão organizadora; de José Santos, vice-presidente da Associação Internacional de Trail Running (ITRA); de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA); de Carlos Cidade, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra; de Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo; de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; e de Diana Teixeira Pinto, diretora de marketing da Berg Outdoor –  marca multinacional de origem portuguesa de artigos para desporto e ar livre, que assume o papel de main sponsor do evento.

 

Tiago Araújo, presidente da Associação Abútrica e do LOC (Local Organization Committee) referiu a dificuldade para trazer a prova para Portugal: “Foi uma candidatura que deu muito trabalho, mas que contra todas as expetativas acabou por sair vencedora”.

 

Diana Teixeira Pinto, diretora de marketing da Berg Outdoor, afirmou: “É um evento que envolve muitos recursos, tempo e muita paixão. A associação com o Campeonato do Mundo, um evento de projeção global, reforça os valores da nossa marca, que desde a sua criação tem vindo a apoiar atletas e iniciativas que contribuam para fomentar o desporto e a vida ao ar livre.”

 

O vice-presidente da Associação Internacional de Trail Running (ITRA), José Santos, salientou que “na longa história desta prova, apenas França organizou 2 edições do Campeonato do Mundo, mas apenas Portugal vai acolher 2 edições em 4 anos. É um marco histórico, que me enche de orgulho.”

 

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo – um dos apoiantes oficiais do evento –, manifestou “orgulho por o atletismo nacional receber um evento deste gabarito”, acrescentando que“ao incluir o trail running na nossa modalidade, o atletismo ficou mais rico”.

 

Elite mundial posta à prova em percurso de 42 quilómetros

 

O Abutres 2019 Trail World Championships apoiado pela Berg Outdoor contará com os principais atletas mundial da modalidade, que terão de vencer um percurso de 42 quilómetros, com um desnível positivo de cerca de 2.200 metros.

 

O Trail Running tem vindo a crescer exponencialmente a nível mundial, incluindo Portugal, com milhares de praticantes a escolherem os trilhos e as montanhas para as suas corridas. No Abutres 2019 Trail World Championships apoiado pela Berg Outdoor são esperados 1.500 participantes no conjunto das duas provas.

 

Durante o evento, os atletas ficarão hospedados na Vila do Trail, em Coimbra.  A organização do evento prevê cerca de 20 mil visitantes e um retorno económico para o comércio da região na ordem de 1,5 milhões de euros.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 20 de novembro de 2018 – 15:27:27

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...