13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Hélio Fumo faz história ao vencer na Croácia prova de evento do circuito mundial de trail

 

 

É a primeira vez que um português vence uma prova aberta inserida num evento do circuito mundial de trail. Hélio Fumo pulverizou recorde da prova de 41 quilómetros realizada em Península de Ístria, ao terminar abaixo das 3 horas e retirando quase 20 minutos ao anterior recorde.

 

A sétima edição das 100 Milhas de Istria, na Croácia, ficaram marcadas pelo desempenho do atleta português Hélio Fumo, que venceu de forma categórica a prova de 41 quilómetros do evento do Trail World Tour, o principal circuito mundial de trail.

 

O português concluiu a prova de corrida a pé em trilhos, com mais de 1.100 metros de desnível positivo, em apenas 2 horas 55 minutos e 19 segundos, o que correspondeu a um novo recorde da prova com um ritmo de 4:17 minutos por quilómetros ou 14,03 quilómetros por hora.

 

 

Quando corro é para dar o melhor de mim e para vencer. Vinha preparado para fazer um bom resultado, pelo que fico feliz pela vitória e pelo recorde da prova. O trail é um desporto de superação e acho que mais uma vez consegui elevar o nível e dar uma boa imagem de Portugal a nível internacional, afirmou Hélio Fumo.

 

E acrescentou: Triunfar numa prova aberta de um evento do circuito mundial é um momento histórico para a modalidade e espero que sirva de incentivo para todos os que se estão a iniciar na modalidade ou que já correndo possam motivar-se e superar-se.”

 

Esta foi a primeira vez que um português venceu uma prova aberta inserida num evento do circuito mundial de trail, sendo um importante marco para a história da modalidade em Portugal. Em 2018, César Duarte tinha vencido os 40 quilómetros integrantes do UTMB, mas a prova apenas estava aberta a corredores locais, sendo que o português teve a oportunidade de participar por residir na Suíça.

 

Novo recorde da prova e de forma destacada

 

Na Yellow Race das 100 Miles of Istria, realizada este fim de semana,  os três primeiro classificados correram o percurso abaixo do recorde da prova, que pertencia ao esloveno Sebastijan Zarnik, com o tempo de 3m14m43s realizado em 2017.

 

No entanto, Hélio Fumo venceu de forma destacada com um tempo “canhão” de 2h55m19s. O atleta da Compressport deixou o segundo classificado, o esloveno Marjan Zupančič a 16m18s e o romeno Andrei Ivanescu-Gliga, terceiro, a 17m02s.

 

Hélio Fumo tem 36 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas 4 anos, sendo atleta integrante da Seleção Nacional de Trail que vai disputar o mundial da modalidade em junho, numa prova que se realiza na Serra da Lousã, em Portugal. Em 2017 foi 13º no Campeonato do Mundo da modalidade, naquela que é a melhor classificação de um português, ex aequo.

 

Hélio Fumo tinha previsto participar na prova mais longa das 100 Miles of Istria deste ano, mas teve de se restringir à prova com distância abaixo dos 50 quilómetros dado o período de limitação competitiva resultante da participação na Seleção Nacional.

 

Hélio Fumo faz parte das equipas da Compressport Internacional e da Runners do Demo e é apoiado por marcas e entidades como a Compressport, Fleed, Fitnis - Suplementos Alimentares, Global Light ou Farmácia Póvoa de Santo Adrião.

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 23 de abril de 2019 – 06:05:30

Pesquisar

Vamos ajudar a Oksana

Maryna Sribnyak
IBAN: PT50 0035 0614 0000 9327 930 65
SWIFT: CGDIPTPL
clicar na imagem para saber mais

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...