15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Tiago Romão e Ester Alves sobem ao pódio do Andorra Ultra Trail Vallnord

 

Tiago Romão foi o grande vencedor da Celestrail, Ester Alves fechou o pódio feminino da Maratón dels Cims

 

Os atletas da Salomon Suunto Portugal não desiludiram os seus fãs e mais uma vez demonstraram a sua força e determinação perante as adversidades das provas do Andorra Ultra Trail Vallnord que elegeram.

 

Tiago Romão venceu a Celestrail percorrendo os 83 km e 5000 m d+ que separavam a partida da meta em 10:34:12h. A prova subiu o pano hoje às 00h, num momento que o atleta apelidou de icónico, sob uma lua cheia, ao som de música clássica com fogo de artifício para uma celebração completa. O atleta da Salomon Suunto Portugal partiu com um ritmo controlado num percurso que se revelou muito exigente física e tecnicamente. Fez os primeiros 56 km do percurso até Pardines atrás de um outro português, Júlio Rodrigues da Costa, ultrapassando-o antes da última grande subida até Coll d’Arenes a 2 540 metros de altitude ao km 74, e mantendo a liderança até ao fim em Ordino.

 

 

Visivelmente feliz e sem estar à espera deste resultado comentou que tinha sido a prova mais dura que já fez até hoje e destacou as paisagens maravilhosas do principado e uma organização de espírito familiar onde se sentiu em casa.

 

Em segundo lugar ficou Júlio Rodrigues da Costa (10:48h) e em terceiro o espanhol Antoni Sances (11:07h). Claudia Tremps que foi 3.ª em 2018 foi a vencedora com um tempo de 14h01. A destacar o português Frederico Cerdeira que alcançou o 5.º lugar desta prova. Mais classificações aqui.

 

 

Já Ester Alves, precisou de dar tudo para alcançar o 3.º lugar (21.º da geral) na Maratón dels cims. “Foi sofrido, jamais imaginei ir ao pódio aqui em Andorra”, refere a atleta. A prova foi liderada do início ao fim pela neozelandesa Caitlin Fielder, que cortou a meta com um tempo de 5:46h, e muito disputada entre Maria Soler (2.ª) Therese Sjursen (4.ª), Eva Belles (5.ª) e a atleta da Salomon Suunto Portugal.

 

Ester Alves desafiou-se a fazer duas maratonas em 7 dias e somou 2 pódios – 1.º lugar na Maratón da Ultra Sierra Nevada e 3.º na Maratón dels Cims. A próxima aventura será um regresso ao Ultra Trail du Mont Blanc para alinhar na CCC, com 101 km e 6100 m d+ a 30 de agosto.

 

O vencedor foi o andorrano Albert Escales (4:41h), a destacar o português Virgílo Gomes que ficou em 13.º da geral. Mais classificações aqui.

 

 As restantes provas do AUTV 2019 também já têm vencedores. A Eufòria, a primeira prova a subir o pano a 17 de julho em Ordino, com os seus 233 km e 20 000 m d+, sem marcações, teve como vencedora a dupla de primos espanhóis José Manuel Rodríguez e Mario Rodríguez que completaram esta odisseia em 67 horas e 29 minutos. As duas equipas portugueses continuam em prova até ao momento.

 

A 19 de julho foi a vez da Ronda dels Cims (170 km com 13 500 m d+) a prova rainha, em que os vencedores foram os espanhóis Luis Tejero fazendo a prova em 30:21h e Ainhoa Trigueros em 17:21h. De destacar o português David Quelhas que alcançou 4.º lugar (15:37h), numa prova muito disputada entre este e o atleta que ficou em 3.º lugar, Juan Herrera. Mais classificações aqui

 

A Mític que partiu no mesmo dia às 22 h rumo aos seus 120 km e 9 700 m d+ já tem vencedor masculino: Victor Del Aguila com um tempo de 18:46h e até ao momento não foi encontrada a vencedora feminina, Sabrina Solana está na liderança.

 

Mais classificações aqui

 

O Andorra Ultra Trail 2019 despede-se amanhã com a Solidaritrail, uma caminhada que celebra um dos pilares do evento – a solidariedade.

 

Fotos - LLuis Toll Riera e Jorge Morales

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 2 de março de 2021 – 20:20:39

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...