18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Foz Côa Douro Trail Adventure®

Valter Araújo de Cabo Verde e Mariana Machado de Famalicão são os grandes vencedores da prova Ultra 45km do Foz Côa Douro Trail Adventure®

 

O Foz Côa Douro Trail Adventure decorreu este passado fim de semana, de 10 a 12 de Março 2023.

 

A beleza ímpar do Alto Douro Vinhateiro, com os seus trilhos técnicos e desafiadores, as aldeias pitorescas e as simpáticas gentes que sabem receber bem, acolheram os cerca de 800 participantes no evento.

Esta magnífica prova contou com o apoio do Município de Vila Nova de Foz Côa, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Foz Côa, IMPETUS, OZ Energia, Chocolates Avianense, Ecomobile, Delta Cafés, Quinta Porto Ferreira, Quinta da Vineadouro, Casa Agrícola Roboredo Madeira, Quinta Vale da Veiga, Quinta Arribas do Côa, Quinta Vale Meão, Quinta das Mós e Quinta Móos do Douro.

 

Esta prova que fez parte do Circuito Nacional de Trail Running e foi ainda a segunda etapa do Circuito Best Trail Series, era possível correr nos três dias de evento, ou numa só etapa, que aconteceu no domingo dia 12 de março.

 

O evento arrancou no dia 10 de março, com o Sunset Trail de 14 quilómetros, depois de uma visita à Quinta Vale Meão da família de D.ª Antónia Adelaide Ferreira. 

A partida foi dada nas caves desta famosa Quinta, percorrendo cenários incríveis deste fantástico espaço. Os vencedores do Sunset foram Filipe Garcia do Runners do Demo, Artur Costa do Desnível Positivo e Bruno Fernandes do CD Metralhas, o pódio feminino é composto pela Fernanda Verde do EDV-Viana Trail, Anabela Marques da Academia de Desportos de Condeixa e a Vera Oliveira do CD Metralhas.

No dia 11 de março, depois de uma breve visita ao Museu de Arte Rupestre do Côa, a partida foi dada em cima do mesmo Museu, foram 19 quilómetros que ligaram o fantástico Museu, a Quinta das Tulhas e a aldeia de Castelo Melhor.

 

Os vencedores do segundo dia foram Filipe Garcia do Runners do Demo, Nuno Gonçalves do Epic Climb Lovers e Bruno Fernandes do CD Metralhas no lado masculino, e Vera Oliveira do CD Metralhas, Paula Santos do All About e Fernanda Verde do EDV-Viana Trail no lado feminino.

 

No dia 12 de março decorreram as provas abertas, 6k, 13k, 26k e 45k que faziam parte do Circuito Nacional de Trail Running.

 

O 1º lugar do pódio da prova rainha do evento, 45 quilómetros, foi ocupado pelo atleta cabo-verdiano Valter Araújo da Emicela Team Cabo Verde, com o tempo de 04:19:11. Em 2º e 3º lugares respetivamente, classificaram-se os atletas Fábio Barbosa do Clube Desportivo Feirense (04:21:00) e Francisco Fernandes do Olimpico Vianense (04:32:12). Nas mulheres, Mariana Machado da Associação Moinho de Vermoim, conquistou o lugar mais alto do pódio com 04:55:06. O 2º e 3ºs lugares do pódio foram ocupados pelas atletas Fátima Amoínha do Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros e Sandra Garrido, com os tempos, respetivamente de 05:29:13 e 05:32:37.

 

Nos 26k, que partiram da aldeia de Arnozelo, os 3 primeiros homens classificados foram Ricardo Carreira do OCS-Arrábida Trail Team com 2:09:56, Daniel Santos do EDV-Viana Trailcom 2:11:51 e a fechar o pódio masculino Nuno Carneiro da Break com 2:19:07.

Do lado feminino foi Gisela Sousa do AD Marco 09 quem ocupou o lugar mais alto do pódio com 2:51:36, seguida de Sílvia Santos do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere com 2:56:09 e Margarida Sousa do AD Marco 09 com 3:01:27.

 

Nos 13k, que partiram do Restaurante a Preguiça em Mós do Douro, o atleta cabo-verdiano Milly Brito da Emicela Team Cabo Verde, levou para casa o primeiro lugar do pódio masculino com 1:08:16, seguido por Samuel Silva do AD Marco 09 com 1:09:19 e Ricardo Nunes do Furfor Running Project com 1:10:59.

Jessara Santos da Emicela Team Cabo Verde foi a vencedora com 1:30:10, seguida pela Mariana Girão da Farmácia Luciano e Matos com 1:31:56 e Isabel Parreiral do Gear Up com 1:39:25.

 

A participação de atletas de 13 nacionalidades (incluindo vários países europeus, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Moçambique e Cabo Verde) vem reforçar o reconhecimento internacional das potencialidades desta região, com toda a sua beleza e relevo agreste,para a prática da modalidade de Trail.

 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de maio de 2024 – 04:24:13

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...